publicidade

Especial: O Senhor dos Anéis (livros, cinema, animações, mitologia e muito mais!)

Os livros:
O Senhor dos Anéis (título original em inglês: The Lord of the Rings) é um romance de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien (03/01/1892-02/09/1973). A história começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit (The Hobbit), e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955, (a maior parte dos custos foi devido à falta do papel no pós-guerra, então o livro foi dividido para baratear o produto final) e foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, somando os 3 livros publicados já venderam mais de 160 milhões de cópias, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.

O Senhor dos Anéis foi iniciado como um sequência para O Hobbit, história publicada em 1937 que Tolkien tinha escrito e tinha sido lida originalmente por muitos jovens. A popularidade de O Hobbit levou seu editor a pedir por mais histórias sobre hobbits, de modo que o mesmo ano Tolkien, com 45 anos de idade, começou a escrever a história que se transformaria no Senhor dos Anéis. A história não seria terminada até 12 anos mais tarde, em 1949, e não foi publicado antes de 1954, quando Tolkien tinha 63 anos de idade.
Casa de Tolkien, na Nothmoor Road 20, Oxford.
Lugar onde escreveu O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Tolkien originalmente não pretendia escrever uma sequência para O Hobbit, e nesse tempo dedicou-se mais a histórias infantis, tais como Roverandom e Mestre Gil de Ham. Como seu trabalho principal, Tolkien esboçava a história de Arda, das Silmarils e das raças que habitavam a Terra.
O autor morreu antes de terminar e unir este trabalho, conhecido hoje como O Silmarillion, mas seu filho Christopher Tolkien editou o trabalho do seu pai e publicou-o em 1977.
Alguns biógrafos de Tolkien consideram O Silmarillion como o verdadeiro "trabalho de seu coração", fornecendo o contexto histórico e linguístico para seu trabalho mais popular e para suas línguas criadas, que ocupavam a maior parte do tempo de Tolkien. Em consequência O Senhor dos Anéis terminou acima dos últimos movimentos do legendário de Tolkien e em sua própria opinião "muito maior, e eu espero também na proporção do melhor, do ciclo inteiro."

A Sociedade do Anel - volume 1
Sinopse:
"Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. ------ "A Sociedade do Anel" é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, "quanto à 'amplitude' imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página". Tolkien criou em "O Senhor dos Anéis" uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal."

As Duas Torres - volume 2
Sinopse:
"segunda parte de "O Senhor dos Anéis", conta o que sucedeu a cada um dos membros da Sociedade do Anel, depois do rompimento de sua sociedade, até a chegada da grande Escuridão e o início da Guerra do Anel."

O Retorno do Rei - volume 3
Sinopse:
"a terceira e última parte de "O Senhor dos Anéis", que narra as estratégias opostas de Sauron e Gandalf, até a catástrofe final no fim da Grande Escuridão."

Capas de edições em volume único: a especial do filme e a original.



O Hobbit
Sinopse:
"Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável, é levado para uma expedição por Gandalf e um grupo de anões. - Imediatamente antes de O Senhor dos Anéis."

O Silmarillion
Sinopse:
"Nos Dias Antigos da Primeira Era, Fëanor, o mais talentoso artífice dos elfos, cria as Silmarils, três jóias perfeitas nas quais está contida parte da luz das Árvores de Valinor, o Reino Abençoado. Morgoth, o Senhor do Escuro, rouba as Silmarils e se refugia em sua fortaleza de Angband, no norte da Terra-média. Para recuperá-las, os altos-elfos travam uma guerra prolongada e sem esperanças contra o poderoso inimigo."

Os Filhos de Húrin
Sinopse:
"Num tempo muito remoto, muito, muito antes dos tempos de “O Senhor dos Anéis”, um grande país estendia-se para além dos Portos Cinzentos a Ocidente: terras por onde outrora caminhou Barba de Árvore mas que foram inundadas no grande cataclismo com que findou a Primeira Era do Mundo.
Nesse tempo remoto, Morgoth habitava a vasta fortaleza de Angband, o Inferno de Ferro, no Norte; e a tragédia de Túrin e a sua irmã Niënor desenrola-se sob a sombra do medo de Angband e a guerra forjada por Morgoth contra as terras e cidades secretas dos Elfos."

Contos Inacabados
Sinopse:
"Contos Inacabados é um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion - os Dias Antigos da Terra-média - até o fim da Guerra do Anel em O Senhor dos Anéis. Seus numerosos tesouros incluem o vivaz relato de Gandalf sobre como chegou a enviar os anões à celebrada festa em Bolsão, o surgimento do deus marinho Ulmo diante dos olhos de Tuor na costa de Beleriand, e uma descrição da organização militar dos Cavaleiros de Rohan."


O autor:
Sir John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J. R. R. Tolkien nasceu em Bloemfontein (África do Sul) no dia 3 de Janeiro de 1892.
Aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter.
Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.
Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e Literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959.
Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade de seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". Sua obra influenciou toda uma geração.
Católico fervoroso, foi grande amigo de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do grupo de literatura The Inklings.
Faleceu em Bournemouth (Inglaterra) no dia 2 de Setembro de 1973 (com 81 anos de idade).



O cinema:
Em 2001 – 2003 foi lançado o filme A Trilogia de O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings film trilogy), que promoveu uma nova explosão de interesse pelo Senhor dos Anéis e por outras obras do autor

A trilogia de O Senhor dos Anéis nos cinemas ganhou no total dezessete Oscars: quatro para A Sociedade do Anel (2001 - e mais nove nomeações), dois para As Duas Torres (2002 - e mais quatro nameações) e onze para O Retorno do Rei (2003 - filme recordista de Oscars, empatado com Ben-Hur e Titanic - ganhou todas as nomeações).

Os filmes foram escritos, produzidos e dirigidos por Peter Jackson e distribuidos pela New Line Cinema, sendo que teve colaboração de sua esposa Fran Walsh e Philippa Boyens nos roteiros. Considerado um dos maiores projetos cinematográficos já executados, com um orçamento estimado de US $285 milhões e tempo total de produção de oito anos, teve a filmagem dos três filmes feita simultaneamente na terra natal de Jackson , a Nova Zelândia.
Todos os filmes ainda tiveram uma versão estendida liberada quando do lançamento dos mesmos em DVD, um ano após o lançamento nos cinemas.
A trilogia alcançou um grande sucesso financeiro, estando os filmes colocados respectivamente em 16º, 9º, e 3º lugares entre as maiores bilheterias cinematográficas de todos os tempos (posição até o primeiro semestre de 2010). Os filmes foram ainda aclamados pela crítica, tornando-se assim um enorme sucesso de público e crítica ao mesmo tempo.





Em 14 de dezembro de 2012, teremos a estréia de O Hobbit (parte 1 de 2): Uma Jornada Inesperada. Sua continuação (The Hobbit: There and Back Again) ainda não possui tradução oficial em português, e está agendada para 13 de dezembro de 2013.


Acham que o próximo passo será O Silmarillion?


Animações:
Muitos não sabem que O Hobbit e O Senhor dos Anéis já foram transformados em desenhos animados 2D.
Em 1977 foi criada a animação de O Hobbit.
Posteriormente, O Senhor dos Anéis também ganhou sua versão em desenho longa metragem. Foi dividido em duas partes. Em 1978 foi lançado O Senhor dos Anéis, que era uma adaptação de A Sociedade do Anel e As Duas Torres.
Apenas em 1980 a continuação foi finalizado o projeto com O Retorno do Rei.
Nenhuma das produções atingiu o sucesso. O desenho tem muitos cortes e a qualidade da animação não é muito boa, mas serviu como uma alavanca para uma maior abrangência dos livros. 






A influência:
O Senhor dos Anéis promoveu uma grande mudança na cultura popular, desde os anos 1950, quando foi publicado, mas principalmente nos anos 1960 e 70. 
A enorme e permanente popularidade de O Senhor dos Anéis levou a numerosas referências na cultura pop, à criação de muitas sociedades de fãs da obra de Tolkien e à publicação de muitos ensaios sobre o autor e seu trabalho.

O Senhor dos Anéis inspirou (e continua inspirando) trabalhos de arte, a música, cinema e televisão, videogames e uma literatura paralela. O cineasta estadunidense George Lucas admitiu em uma entrevista que sua saga, Star Wars, foi inspirada na saga de Tolkien. Adaptações do livro foram feitas para rádio, teatro e cinema.

Ainda hoje o Senhor dos Anéis influencia muito da produção editorial em todo o mundo. O exemplo mais recente é a série Ciclo da Herança de Christopher Paolini, onde temos um enredo que se passa em uma terra que em muito lembra aquela descrita por Tolkien. Além de Paolini, há influência de Tolkien em muitas outras obras, como a Trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, e até mesmo, segundo alguns críticos, Harry Potter, de J.K.Rowling.






O Senhor dos Anéis já gerou uma série de incontáveis brinquedos, bonecos, jogos para computador, videogames ou tabuleiro (RPG). Além do cinema e das animações, também já foi adaptado para inúmeras peças de teatro,  musicais e rádio. O Hobbit já virou quadrinhos!

Bilbo, O Hobbit é uma história em quadrinhos adaptada por Charles Dixon e desenhada por David Wenzel. Já foi publicada no Brasil duas vezes: em 2002 pela Editora Devir e em 2009 pela Editora Martins Fontes.



A Saga do Anel faz parte da vida dos fãs, leitores e admiradores de Tolkien.



Bônus da postagem:
Em 2010 ou 2009 (não me lembro exatamente) assisti a série no History Channel chamada Confronto dos Deuses. Em cada episódio um mito é desvendado de forma completa. Como os mitos influenciam as sociedades e vice-versa. A história por detrás das lendas. Um dos episódios foi dedicado ao mundo de O Senhor dos Anéis: A Mitologia de Tolkien. Tudo que influenciou Tolkien durante sua criação. 

Sinopse:
"Este é um dos mais famosos mitos modernos. Prepare-se para entrar no fantástico mundo de J.R.R Tolkien, cheio de hobbits, orcs, magos e elfos. Examinaremos as influências mitológicas que o levaram a escrever um dos livros mais influentes do século XX: O Senhor dos Anéis."

Encontrei o documentário dublado em seis partes no Youtube.





Por favor, NÃO COPIE, link e redirecione para cá!

8 comentários

  1. Esse ano enfim vou ler essa trilogia. Tenho também 'O Hobbit' e 'O Silmarillion', comprei todos juntos uns dois anos atrás, mas emprestei muito sem nem ler rs.
    Pra mim Tolkien, foi um gênio. Fez por puro amor e inspiração. Já assisti os filmes (tenho o box da trilogia).
    Ansiosa para conhecer esses livros.
    Beijos
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fe! Eu tenho volume único, da capa do filme, lembro que o ganhei quando estreou A Sociedade do Anel. Li antes de assistir ao filme. Amei, mesmo o livro sendo pesadão para ser segurado.

    É uma dos livros preferidos de minha vida, uma perfeição. Os filmes são a altura, coisa rara de se ver nas adaptações, porém o livro é ainda a melhor e alguns detalhes no final de O Retorno do Rei são diferentes no filme, prefiro o livro.

    Também já li O Hobbit e estarei na estreia nos cinemas em dezembro.

    Desejo adquirir os outros livros.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. preciso da ajuda de vcs pois eu to fazendo um trabalho pra escola sobre o senhor dos aneis e preciso saber a edição(numeros de vezes que o livro foi publicado)
    local e ano de publicação e editora
    gente me ajudaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode pesquisar no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/64-o-senhor-dos-aneis http://www.skoob.com.br/livro/13988-a-sociedade-do-anel http://www.skoob.com.br/livro/953-as-duas-torres http://www.skoob.com.br/livro/954-o-retorno-do-rei lá mostra diversas edições que o livro já teve...

      Excluir
  4. OH GOD, quero tudo!!
    rs
    Senhor dos anéis foi uma obra que me marcou muito, pois foi a primeira trilogia que comprei e a primeira que eu li. Enquanto a maioria dos blogueiros foi influenciada por Harry Potter, posso dizer que SAD marcou o início da minha vida literária!!!
    Meus livrinhos estão velhinhos de guerra,mas os guardo como se fosse um tesouro, que com certeza irei passar de geração em geração.
    Babei nos bonequinhos, e não sabia da HQ de O Hobitt e os desenhos animados.
    Adorei o post!!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo como foi influenciada. Comigo foi As Brumas de Avalon. SDA vem em 2º lugar. Beijos, fico feliz que uma fã de SDA tenha gostado da postagem. Beijos.

      Excluir
  5. e verdade que existe um livro que da continuidade ao senhor dos anei o nome do livro é o senhor dos aneis a volta do anel
    espero q alguem me respoda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é uma fanfic ou um texto de Tolkien, mas aqui você encontra o resumo: http://www.valinor.com.br/92/ Beijos

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias