Todos os 2,5 milhões de livros das bibliotecas municipais de São Paulo estão catalogados eletronicamente. Isso significa que as pessoas podem consultar a localização e a disponibilidade dos títulos pela internet e que a Secretaria Municipal de Cultura tem controle sobre quais itens estão disponíveis no acervo.
O trabalho de informatização foi iniciado em 2005, com uma equipe de seis bibliotecários. Uma estimativa daquela época constatou que, naquele ritmo, a catalogação só seria completada em 20 anos. Assim, decidiu-se contratar uma empresa terceirizada, ao custo de R$ 3,1 milhões. Esse reforço possibilitou que o trabalho fosse realizado simultaneamente em até três bibliotecas públicas.
Durante o processo, foram “descobertas” obras cuja existência no acervo público era desconhecida. Caso de uma edição de 1934 do livro O Homem e O Cavalo, de Oswald de Andrade, e também um exemplar de Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de Jean Baptiste Debret, datado de 1954.
Fonte: Estadão - 27/12/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tatinda, como vi que é leitora viciada, aqui trago a chave dos meus escritos. Espero lhe roubar alguma atenção. Com sorte, eu roubarei. Abraço do blogueiro visitante! Feliz 2012!
ResponderExcluir“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.”
(@JefhcardosoReal)
Convido para leia e comente no http://jefhcardoso.blogspot.com
Ótima iniciativa, viu?! :D
ResponderExcluir:*
Mi
Inteiramente Diva
Que máximo!!Isso facilita muito a nossa vida, né? :D
ResponderExcluirnossa, que legal. espero que essa iniciativa se expanda para o resto do brasil, pq aposto que tem muitas outras preciosidades perdidas por aí.
ResponderExcluir