publicidade

Todos os livros das bibliotecas municipais de São Paulo estão catalogados eletronicamente

Todos os 2,5 milhões de livros das bibliotecas municipais de São Paulo estão catalogados eletronicamente. Isso significa que as pessoas podem consultar a localização e a disponibilidade dos títulos pela internet e que a Secretaria Municipal de Cultura tem controle sobre quais itens estão disponíveis no acervo.


O trabalho de informatização foi iniciado em 2005, com uma equipe de seis bibliotecários. Uma estimativa daquela época constatou que, naquele ritmo, a catalogação só seria completada em 20 anos. Assim, decidiu-se contratar uma empresa terceirizada, ao custo de R$ 3,1 milhões. Esse reforço possibilitou que o trabalho fosse realizado simultaneamente em até três bibliotecas públicas.

Durante o processo, foram “descobertas” obras cuja existência no acervo público era desconhecida. Caso de uma edição de 1934 do livro O Homem e O Cavalo, de Oswald de Andrade, e também um exemplar de Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de Jean Baptiste Debret, datado de 1954.

Fonte: Estadão - 27/12/2011

4 comentários

  1. Tatinda, como vi que é leitora viciada, aqui trago a chave dos meus escritos. Espero lhe roubar alguma atenção. Com sorte, eu roubarei. Abraço do blogueiro visitante! Feliz 2012!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.”
    (@JefhcardosoReal)

    Convido para leia e comente no http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa, viu?! :D

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. Que máximo!!Isso facilita muito a nossa vida, né? :D

    ResponderExcluir
  4. nossa, que legal. espero que essa iniciativa se expanda para o resto do brasil, pq aposto que tem muitas outras preciosidades perdidas por aí.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias