publicidade

Campanha "Top 10 Brasil 2011" - a lista

Conforme prometi na postagem sobre o Top 10 Brasil 2011, trago hoje a minha lista dos 10 melhores livros nacionais lidos em 2011.
Sugeri a todos que quisessem divulgar ainda mais a literatura brasileira que no último mês do ano escrevessem uma lista com os 10 melhores livros de autores nacionais lidos em 2011.
Quem não possui blog, pode escrever em outras plataformas da internet, até mesmo no mural do Facebook.
Pedi a todos que criassem a lista, que me enviassem por e-mail (leitoraviciada@yahoo.com.br), mas infelizmente até agora não recebi nenhuma mensagem.


No entanto, não exito em tecer a minha postagem, mesmo que sozinha. Como consta na postagem da campanha, a lista não precisa ter uma ordem de preferência (o meu caso). Apenas escolhi os 10 melhores livros e os coloquei em ordem alfabética. Para descobrir o porquê das escolhas, é só ler a resenha de cada um.

Top 10 Brasil 2011 da Leitora Viciada:


A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?
Série Despertares
Lycia Barros - Editora Danprewan
251 páginas - Lançamento: 2010
RESENHA

Sinopse:
"A Bandeja conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida."



Jardim de Escuridão
Trilogia das Cartas - volume 1
Bianca Carvalho - Editora Literata
282 páginas - Lançamento: 2011

Sinopse:
"Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição..." Para Lolla DeWitt, em seus últimos dias, o dom da clarividência, que sempre a acompanhara, serviria para guiar suas netas para seus próprios destinos através de três desejos. A cética Faith se tornou a primeira. Ela tinha o dom de compreender e sentir as flores. Sabia que cada uma tinha o seu significado, uma ligação com as pessoas, como premonições. Porém, ao se tornar viúva, caiu em uma depressão profunda, perdendo completamente a vontade de viver, deixando de acreditar em magia. A princípio, ela não acreditava que um simples pedido poderia lhe trazer de volta a felicidade, mas, mesmo assim, atendeu ao último desejo de sua avó e levou um tipo de flor especial para seu túmulo. Lá, de uma maneira inusitada, conheceu Rowan Allers, cuja irmã gêmea foi brutalmente assassinada por um serial killer. Sentindo uma estranha ligação, quase sobrenatural, com aquela história, Faith resolveu ajudar Rowan a descobrir toda a trama por trás daquele mistério, sem nem saber que suas vidas estavam mais ligadas do que ela mesmo imaginava. Uma ligação perigosa e talvez fatal." 



Kaori: Perfume de Vampira
Série Kaori - livro 1
Giulia Moon - Giz Editorial
371 páginas - Lançamento: 2009
RESENHA

Sinopse:
"Século XV: Kaori, uma bela garota com o perfume da sedução, trilha caminhos perigosos entre samurais, senhores feudais, prostitutas e criaturas mágicas do folclore japonês. No seu caminho, surge José Calixto, um artista sensível e apaixonado, capaz de tudo para dar vida a uma obra imortal.
Século XXI: na fervilhante Avenida Paulista, coração de São Paulo, Samuel Jouza tem uma profissão peculiar. Ele observa vampiros para um misterioso instituto de pesquisas. Mas o olheiro percebe que a sua profissão é muito mais perigosa do que imaginava, ao salvar um menino das garras dos sanguessugas.
De um lado, a magia das sagas heróicas de samurais, o mistério das antigas lendas do Japão. Do outro, uma aventura ágil e atual, que tem como cenário o Brasil. Dois universos se entrelaçam e se cruzam neste novo romance de vampiros escrita por Giulia Moon."


Medieval Sci-Fi
Série Extraneus - volume 1
Vários autores - Editora Estronho/Editora Literata
134 páginas - Lançamento: 2010
Organização: M. D. Amado

Sinopse:
"O inusitado encontro de duas épocas distantes em nossa história. Aventuras medievais, viagens espaciais, alienígenas, realidade virtual e viagens no tempo, misturados em contos que resgatam a criatividade insana de nossos autores. Isso é Medieval Sci-Fi. Isso é Estronho!
Cavaleiros e dragões viajando no tempo e no espaço; Visitantes do futuro; Jogos tão reais que podem fazer com que você fique preso no passado... Esses e muitos outros, são os ingredientes do volume 1 da Série Extraneus, que mistura idade média e ficção científica em contos inéditos e inusitados. Das combinações mais simples e criativas, até as mais poéticas."



O Portal
Eliane Raye - Vermelho Marinho
202 páginas - Lançamento: 2010

Sinopse:
"Os sinais escondem um mistério que poderá mudar o rumo da história." Elizabeth Macwood foi criada em Nova York. Filha de um grande empresário americano, Robert Macwood, decide acompanhá-lo em seu novo compromisso no Brasil. Após uma noite agitada, Elisabeth acorda com três sinais desconhecidos rasgados em suas costas e uma súbita amnésia que a faz se esquecer dos acontecimentos que geraram as marcas. Em uma busca incessante para desvendar o motivo dos sinais, Elizabeth se vê envolvida em histórias inacreditáveis, verdades, mentiras, símbolos, viagens no tempo, medos, supresas e paixões inesperadas. Ambientado nas cidades de Nova York e Rio de Janeiro, O Portal apresenta um enredo de enigmas, no qual a autora Eliane Raye nos conduz em suspense até o último momento, em reviravoltas inusitadas. Um romance com personagens marcantes em que todos apostam a própria vida para descobrir a verdade."



O Voo de Icarus
Estevan Lutz - Editora Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
240 páginas - Lançamento: 2010

Sinopse:
"Num futuro próximo, na cidade marítima de Agartha, a vida do jovem Icarus oscila entre dois vícios: a realidade virtual e uma droga alucinógena denominada nirvana. Em busca de tratamento médico, ele acaba se tornando voluntário para a experimentação de um avançado medicamento baseado na nanotecnologia, o Sinaptek, o qual, posteriormente, lhe causa uma extraordinária reação adversa: a projeção de sua consciência, o que lhe permite viajar por diversos lugares do planeta e para outros mundos, empreendendo uma jornada do centro do universo ao centro da inconsciência humana. Estaria tudo, apenas, na mente de Icarus?"



Os Sete Selos
Luiza Salazar - Editora Underworld
359 páginas - Lançamento: 2010

Sinopse:
"Lara Carver é uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais. Um evento inesperado tira Lara do conforto da Agência em Londres e a leva para Paris, onde ela descobre que uma força muito além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou assolou a cidade à procura de um artefato milenar. Lara precisa se unir então a um velho amigo e ex-agente, Jason e a um demônio, Lucius, inimigo declarado de Lara desde sua infância, para descobrir quem está atrás do artefato e porque ele é tão importante. No entanto, a jornada de Lara vai lhe mostrar coisas que ela jamais esperava: sobre perigo, amor, amizade e acima de tudo, sobre os estranhos e poderosos segredos do seu próprio passado."



Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais
Vários autores - Editora Estronho
Nº de páginas: 176 - Lançamento: 2011
Organização: Anny Lucard

Sinopse:
"A Sociedade das Sombras é uma antiga sociedade secreta, que protege um segredo milenar, mas que ninguém sabe ao certo se existe. Vampiros, lobisomens, bruxos e outros seres conhecidos pelos humanos como sobrenaturais, sempre povoaram as mentes de geração após geração, dando origem a lendas e histórias das mais diversas. Porém já parou para imaginar que se tais seres fossem reais, como os humanos não saberiam de sua existência? Simples, porque a Sociedade das Sombras mantém o segredo, até dos próprios seres que são relatados nas lendas. Desde que eles se comportem e se mantenham ocultos nas sombras. Porque a maioria dos seres, humanos ou não, nunca ouviram falar da Sociedade das Sombras, ou se ouviram, acham que é tão fantástica quanto outras famosas sociedades secretas por ai. Já aqueles que tiveram o privilégio de saber a verdade, nem sempre ficaram muito felizes com tal descoberta. Uma antologia que reúne autores que participaram do programa da rádio Digital Rio e/ou se tornaram parceiros do blog Contos Sobrenaturais."



Time Out - Os Viajantes do Tempo
Vários autores - Editora Estronho
120 páginas - Lançamento: 2011
Organização: Ademir Pascale

Sinopse:
"No ano de 1943, algo surpreendente aconteceu ao destróier Eldridge e seus geradores de invisibilidade. Ele não desapareceu apenas nos radares inimigos. Ele e sua tripulação passaram inexplicavelmente para outra dimensão. Há dezenas de anos físicos e cientistas trabalham em projetos ultra-secretos relacionados a viagens no tempo, e hoje você será convidado a conhecer Time Out - Os Viajantes do Tempo, por alguns dos melhores autores de ficção científica do Brasil."






Vocação
Série Horizontes - volume 2
Roberto Laaf - Editora Alcantis
184 páginas - Lançamento: 2011

Sinopse:
"Ana Clara continua às voltas com suas visões de assassinatos, mas desta vez o protagonista de seus tormentos é um homem elegante e envolvente chamado Eduardo, que lhe foi apresentado por sua melhor amiga, Clarisse.
Depois de muito tempo com o coração endurecido e mergulhado em solidão, sente-se tocada pelo jeito especial de Eduardo, o que lhe deixa ainda mais angustiada pela certeza do perigo.
Incapaz de imaginar que o assassino de seus pais está tão próximo, o perigo continua rondando a si e aos seus amigos, em uma espécie de sinistro ensaio para a morte."



Participe da Campanha Top 10 Brasil 2011!! Veja no link como participar.

Se você não leu nem 10 livros nacionais, crie então um "top 5", "top 3" - e talvez esteja na hora de planejar um "top 10 2012". Se cada leitor lesse pelo menos 1 livro nacional a cada 3 estrangeiros, já seria um avanço para a literatura brasileira, tão rica e interessante.

Li outros livros nacionais este ano, e no momento estou lendo mais um. Escolhi os 10 que mais me agradaram, porém eu gostei de todos, nenhum me desagradou.
Foi um ano de descobertas. Conheci inúmeros talentos e já fiz uma lista de outros que pretendo conhecer. A literatura atual do Brasil possui livros para todos os gostos, em todos os gêneros literários.

A partir de agora, todos os livros nacionais por mim lidos já entrarão na disputa do "Top 10 Brasil 2012"!!

Espero que gostem da minha lista. Aguardo comentários sobre minha lista de 2011 e aceito sugestões para 2012.

Em 02/02/2012 A Mi do Inteiramente Diva postou sua lista do Top 10 Brasil 2011, vamos conferir?

4 comentários

  1. Banzai! Grande prazer em estar aí na lista! E vamos em frente, que 2012 vai ser ainda melhor pra literatura brasileira, com o apoio de leitoras viciadas - e de opinião apurada, inteligente e sensível como você, Tatinda... ;)
    Beigius gelados e calorosos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giulia!! brigada pela visita! Com certeza em 2012 espero por grandes obras dos brasileiros, que como você, estão escrevendo uma literatura maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua idéia e sua postagem. Quando for colocar em prática a lista de 2012, poderia me avisar? Quero colocar lá no meu blog tbm, e pretendo cumprir a meta. Acho que temos mesmo que valorizar a nossa literatura que vem melhorando muito em talento e qualidade, nos últimos anos. Parabéns pelo blog. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar! Faremos um top Brasil 2012. Beijos.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias