publicidade

Ilustrações: E se O Rei Leão acontecesse na Amazônia?

E se O Rei Leão acontecesse na Amazônia? O ilustrador e designer gráfico Vilmar Rossi Júnior, de Santa Maria, RS, reimaginou cenas e personagens clássicas de um dos mais amados longas da Disney, a animação O Rei Leão, que ganhou uma nova versão live-action nos cinemas. Na versão do brasileiro, os animais da savana africana foram substituídos por espécies tradicionais da Floresta Amazônica. Trabalho lindíssimo!

Reprodução de uma das ilustrações no Instagram @vilmarrossijunior

Simba é uma onça-pintada, Pumba é um cateto e Timão é um papa-mel ou irara. Hakuna Matata!


Simba como onça-pintada e o Rafiki como um mico-leão-dourado. Porém como o mico é mais tradicional da Mata Atlântica, o artista já avisou que na versão final, a ser postada em seu perfil no Béhance, ele trocará o mico por um uacari.


Simba e Nala são onças-pintadas e Zazu é um araçari-castanho.


Numa das cenas mais icônicas, Mufasa é uma onça-pintada e Scar é uma onça-preta:


Simba e Nala são onças-pintadas, Zazu é um araçari-castanho e as hienas Shenzi, Banzai e Ed são cachorros-do-mato-vinagre. No lugar do cemitério de elefantes, uma área desmatada.







Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

Minha cena preferida foi retratada! Simba e Mufasa como onças-pintadas:


Simba é uma onça-pintada e o Rafiki anterior (um mico-leão-dourado) foi já substituído por um uacari. Você gostou mais de qual, mico-leão-dourado ou uacari?







Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

"Tudo isso que o sol toca..." Belíssima cena com Mufasa e Simba como onças-pintadas:





E se o Rei Leão acontecesse na Amazônia? / What if the Lion King happened in the Amazon rainforest? | "Olhe, Simba, tudo que a luz toca é o nosso reino" / "Look Simba, everything the light touches is our kingdom". E aquela fumaça escura ao fundo? Comecei essa série como uma homenagem ao filme, mas ela ganhou uma importância diferente pra mim diante das violências recentes que a Amazônia vem sofrendo: tornou-se minha forma de protestar | behance.net/vilmarrossijunior | #simba #mufasa #reileao #lionking #thelionking #amazonia #lion #onçapintada #jaguar #rainforest #amazonrainforest #amazonía #amazonico #amazonas #amazonriver #indigenas #rioamazonas #florestaamazonica #desmatamento #deforestation #waiãpi #savetheamazon #illustration #ilustração #cartoon #characterdesign #hakunamatata #circleoflife
Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

Se prepaaaaaareeeeem! Scar é uma onça-preta e as hienas são cachorros-do-mato-vinagre.


O artista alerta para o desmatamento através de uma das cenas mais dramáticas de O Rei Leão. O estouro da manada de gnus, que causa a morte de Mufasa e o exílio de Simba, foi substituída por um cenário cada vez mais típico da Floresta Amazônica: o desmatamento que cresce exponencialmente em 2019. A ilustração traz o estouro da boiada, um duplo prenúncio de morte... Fantástica crítica! (Infelizmente necessária.)




E se o Rei Leão acontecesse na Amazônia? / What if the Lion King happened in the Amazon rainforest? | A icônica cena do estouro de gnus - que culmina na morte de Mufasa após o salvamento de Simba -, foi substituída por um cenário, infelizmente, cada vez mais típico da Floresta. Segundo o INPE, a área desmatada da Amazônia subiu 278% em julho de 2019, em relação ao ano passado. Esse número é indecente, resultado de medidas assassinas tomadas pelo atual governo. A maioria dessas áreas será usada para pastagens de gado, com uma vida útil muito curta. Esses espaços são abandonados após o uso, deixando em seu lugar apenas a terra morta. O estouro da boiada, então, mostra-se um duplo prenúncio de morte... | behance.net/vilmarrossijunior | #simba #mufasa #oreileao #reileao #lionking #thelionking #amazonia #lion #onçapintada #jaguar #rainforest #amazonrainforest #amazonia #amazonico #amazonas #amazonriver #indigenas #rioamazonas #florestaamazonica #desmatamento #deforestation #savetheamazon #illustration #ilustração #cartoon #characterdesign#hakunamatata #circleoflife
Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

A cena final com recapitulação das artes feitas pelo Vilma!
Simba, Mufasa, Nala e Sarani são onças-pintadas, Scar é uma onça-preta, Rafiki é um uacari, Timão e Pumba são papa-mel e cateto, Zazu é um araçari-castanho e Shenzi, Banzai e Ed são cachorros-do-mato-vinagre.


Confira o trabalho de Vilmar Rossi Júnior no portfolio online ou no Instagram @vilmarrossijunior, além do link do artista no Béhance, onde você pode comprar o material. Contato também pelo e-mail vilmarrossijunior@gmail.com

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias