Ilustrações: E se O Rei Leão acontecesse na Amazônia?

E se O Rei Leão acontecesse na Amazônia? O ilustrador e designer gráfico Vilmar Rossi Júnior, de Santa Maria, RS, reimaginou cenas e personagens clássicas de um dos mais amados longas da Disney, a animação O Rei Leão, que ganhou uma nova versão live-action nos cinemas. Na versão do brasileiro, os animais da savana africana foram substituídos por espécies tradicionais da Floresta Amazônica. Trabalho lindíssimo!

Reprodução de uma das ilustrações no Instagram @vilmarrossijunior

Simba é uma onça-pintada, Pumba é um cateto e Timão é um papa-mel ou irara. Hakuna Matata!


Simba como onça-pintada e o Rafiki como um mico-leão-dourado. Porém como o mico é mais tradicional da Mata Atlântica, o artista já avisou que na versão final, a ser postada em seu perfil no Béhance, ele trocará o mico por um uacari.


Simba e Nala são onças-pintadas e Zazu é um araçari-castanho.


Numa das cenas mais icônicas, Mufasa é uma onça-pintada e Scar é uma onça-preta:


Simba e Nala são onças-pintadas, Zazu é um araçari-castanho e as hienas Shenzi, Banzai e Ed são cachorros-do-mato-vinagre. No lugar do cemitério de elefantes, uma área desmatada.







Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

Minha cena preferida foi retratada! Simba e Mufasa como onças-pintadas:


Simba é uma onça-pintada e o Rafiki anterior (um mico-leão-dourado) foi já substituído por um uacari. Você gostou mais de qual, mico-leão-dourado ou uacari?







Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

"Tudo isso que o sol toca..." Belíssima cena com Mufasa e Simba como onças-pintadas:





E se o Rei Leão acontecesse na Amazônia? / What if the Lion King happened in the Amazon rainforest? | "Olhe, Simba, tudo que a luz toca é o nosso reino" / "Look Simba, everything the light touches is our kingdom". E aquela fumaça escura ao fundo? Comecei essa série como uma homenagem ao filme, mas ela ganhou uma importância diferente pra mim diante das violências recentes que a Amazônia vem sofrendo: tornou-se minha forma de protestar | behance.net/vilmarrossijunior | #simba #mufasa #reileao #lionking #thelionking #amazonia #lion #onçapintada #jaguar #rainforest #amazonrainforest #amazonía #amazonico #amazonas #amazonriver #indigenas #rioamazonas #florestaamazonica #desmatamento #deforestation #waiãpi #savetheamazon #illustration #ilustração #cartoon #characterdesign #hakunamatata #circleoflife
Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

Se prepaaaaaareeeeem! Scar é uma onça-preta e as hienas são cachorros-do-mato-vinagre.


O artista alerta para o desmatamento através de uma das cenas mais dramáticas de O Rei Leão. O estouro da manada de gnus, que causa a morte de Mufasa e o exílio de Simba, foi substituída por um cenário cada vez mais típico da Floresta Amazônica: o desmatamento que cresce exponencialmente em 2019. A ilustração traz o estouro da boiada, um duplo prenúncio de morte... Fantástica crítica! (Infelizmente necessária.)




E se o Rei Leão acontecesse na Amazônia? / What if the Lion King happened in the Amazon rainforest? | A icônica cena do estouro de gnus - que culmina na morte de Mufasa após o salvamento de Simba -, foi substituída por um cenário, infelizmente, cada vez mais típico da Floresta. Segundo o INPE, a área desmatada da Amazônia subiu 278% em julho de 2019, em relação ao ano passado. Esse número é indecente, resultado de medidas assassinas tomadas pelo atual governo. A maioria dessas áreas será usada para pastagens de gado, com uma vida útil muito curta. Esses espaços são abandonados após o uso, deixando em seu lugar apenas a terra morta. O estouro da boiada, então, mostra-se um duplo prenúncio de morte... | behance.net/vilmarrossijunior | #simba #mufasa #oreileao #reileao #lionking #thelionking #amazonia #lion #onçapintada #jaguar #rainforest #amazonrainforest #amazonia #amazonico #amazonas #amazonriver #indigenas #rioamazonas #florestaamazonica #desmatamento #deforestation #savetheamazon #illustration #ilustração #cartoon #characterdesign#hakunamatata #circleoflife
Uma publicação compartilhada por Vilmar Rossi Júnior (@vilmarrossijunior) em

A cena final com recapitulação das artes feitas pelo Vilma!
Simba, Mufasa, Nala e Sarani são onças-pintadas, Scar é uma onça-preta, Rafiki é um uacari, Timão e Pumba são papa-mel e cateto, Zazu é um araçari-castanho e Shenzi, Banzai e Ed são cachorros-do-mato-vinagre.


Confira o trabalho de Vilmar Rossi Júnior no portfolio online ou no Instagram @vilmarrossijunior, além do link do artista no Béhance, onde você pode comprar o material. Contato também pelo e-mail vilmarrossijunior@gmail.com

Nenhum comentário

Antes da publicação, os comentários passam por moderação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como pedidos de ebooks ilegais.
Sua opinião é muito importante!
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.
Obrigada por participar.

Editoras parceiras