publicidade

Previews da nova Graphic MSP: Tina - Respeito

Este é o 24º volume da coleção Graphic MSP: Tina - Respeito, da quadrinista e ilustradora Fefê Torquato. O editor da coleção de graphic novels da Turma da Mônica, Sidney Gusman, liberou imagens do novo volume.




Jornalista recém-formada, aos 22 anos, Tina, uma personagem clássica do Maurício de Sousa, finalmente realiza o sonho de trabalhar em uma redação. Em meio ao aprendizado constante, novas amizades e muito esforço para buscar o seu espaço, ela só não esperava que seu maior desafio fosse ser pessoal, e não profissional. Os amigos Pipa e Rolo também participam da HQ, mas o editor garante que esta não é a única surpresa.


Estou realmente encantada com os traços lindos da Fefê em aquarela, ricos, vivos e delicados, e muitíssimo empolgada com a temática séria e urgente tratada pela HQ: o assédio sofrido pelas mulheres no ambiente de trabalho.





O texto da quarta capa foi escrito pela vlogueira, escritora e jornalista Jout Jout, confira:

"Bom, eu fiquei arrepiada quando terminei de ler Tina - Respeito, da Fefê Torquato. Não sei você, mas eu fiquei. Dá pra gente dizer que esta é a história de uma mulher que está começando num novo emprego. E aí alguns poderiam dizer: "Ué, mas fala muito mais sobre assédio, sobre abusos, toda hora Tina tem que pensar nisso, confrontar isso, os pais preocupados, as amigas preocupadas, ela preocupada."
Pois bem, isso está incluído na história de uma mulher que está começando num novo emprego. Existir no mundo como mulher envolve certos cuidados. Cada uma entende qual cuidado está na sua existência. A forma de cuidado varia, os momentos em que o cuidado precisa ser aplicado variam, a intensidade do cuidado varia também, mas ter algum cuidado é regra.
A história de uma mulher nunca é só a história. É a história  companhada dos cuidados. Porque não é só o medo das ruas que nos preocupa. É também o medo do restaurante do garçom, é no trabalho, com o seu chefe que te põe medo, é do seu colega de trabalho que você precisa se proteger. O medo está aí. A história de uma mulher nunca é só a história.
Uma fala desta obra me pegou de jeito, por mostrar que a violência não vive apenas numa mão indesejada no seu corpo. Foi esta: "como se fingir que nada tá rolando garantisse de alguma forma que nada, de fato, aconteceria, né?". Verdade, tem vezes que nada acontece. Ninguém te toca, ninguém mexe com você, ninguém invade seu espaço com o corpo ou com o olhar. Então, na prática, nada aconteceu. Exceto o medo constante que te acompanha a vida toda, de que algo pode acontecer a qualquer momento. A violência acompanha, ela não é sempre pontual.
E a Tina entende a sorte que tem. A sorte dela é não ser só um rostinho bonito que vale um convite ao assédio; é ter o privilégio de não fingir que nada está acontecendo e ir à luta!"



A graphic novel será publicada em duas versões, capa cartão e capa dura, e já está em pré-venda, com lançamento previsto para 6 de setembro! Reserve a sua na Amazon.
O lançamento acontecerá na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com a presença da Fefê Torquato. Em breve serão divulgadas as informações para o lançamento em São Paulo.

Um comentário

  1. Oi Tati, a graphic novel está linda demais e com um tema super importante né. Eu não conhecia e adorei saber mais!!


    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias