publicidade

Lançamentos: Grupo Companhia das Letras

É Assim que se Perde a Guerra do Tempo
Amal El-Mohtar e Max Gladstone - Suma
Tradução: Natalia Borges Polesso
191 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Entre as cinzas de um mundo em ruínas, uma soldada encontra uma carta que diz: Queime antes de ler.
E assim tem início uma correspondência improvável entre duas agentes de facções rivais travando uma guerra através do tempo e espaço para assegurar o melhor futuro para seus respectivos times. E então, o que começa como uma provocação se transforma em algo mais. Um romance épico que põe em jogo o passado e o futuro.
Se elas forem descobertas, o destino será a morte. Ainda há uma guerra sendo travada, afinal. E alguém precisa vencer.
"Uma mistura de romance epistolar com uma genial aventura de ficção científica, essa história é deslumbrante, cheia de significados, causas e efeitos, tecnologias imaginativas e intrincados jogos de palavras. Extraordinário." – Publishers Weekly."

Dia Zero
A Colônia - livro 3
Ezekiel Boone - Suma
Tradução: Leonardo Alves
272 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Em Dia Zero chegamos ao final eletrizante e assustador da série de Ezekiel Boone. A guerra está declarada contra as aranhas que ameaçam varrer a raça humana do mapa.
A única coisa mais aterrorizante que milhões de aranhas é a ideia de que todas elas trabalham em conjunto. A primeira onda devorou milhões de pessoas, a segunda fez hospedeiros e criou locais seguros para suas rainhas.
Agora o governo precisa correr contra o tempo para impedir a chegada da terceira onda. A presidente dos Estados Unidos e a alta cúpula militar defendem estratégias opostas: matar as aranhas a qualquer custo, sem se importar com o preço de vidas humanas perdidas, ou esperar que os cientistas cheguem a uma solução melhor pesquisando essas criaturas ancestrais.
O mundo está à beira do apocalipse. Mas qual ameaça é mais perigosa – as aranhas ou a sede de poder de quem deseja reinar sobre o caos?
Preparem-se: o Dia Zero chegou.
"Por que temos medo de aranhas? Narrando de diferentes pontos de vista, com uma história tão envolvente quanto uma teia, Ezekiel Boone consegue deixar a resposta bem clara." – Daily Mail".

O Ar que me Falta
Luiz Schwarcz - Companhia das Letras
200 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Luiz Schwarcz carrega consigo a história de uma família que abandonou tudo para fugir ao terror nazista: o pai, húngaro, conseguiu escapar, sozinho, de um trem a caminho do campo de extermínio de Bergen-Belsen, deixando Láios, seu pai, no vagão que acabou por levá-lo à morte; a mãe, croata, teve de decorar aos três anos um novo nome, falso, para embarcar com a família num périplo que os levou primeiro à Itália e depois ao outro lado do Atlântico. Os dois, André e Mirta, se encontraram no Brasil, com as lembranças dolorosas do passado trágico a pesarem sobre a nova vida.
Filho único, Luiz, ainda jovem, entendeu ser responsável por expurgar as culpas que André carregava por não ter podido evitar o fim extremo do próprio pai – avô do autor –, e se via como o elo a manter estável o casamento de André e Mirta, união cheia de silêncio, dor e incompatibilidade. Assumir esse papel, porém, será a fonte de angústias que o acompanharão ao longo de toda a infância, adolescência e vida adulta.
Ao recuperar com franqueza estas memórias, Luiz Schwarcz constrói um sensível e detalhado relato de como a depressão e os traumas, próprios e de terceiros, podem tirar o fôlego de qualquer um e permanecer latentes em existências por fora marcadas pela aparência do sucesso."

Os Tais Caquinhos
Natércia Pontes - Companhia das Letras
144 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Faltava muita coisa no apartamento 402. Mas sobravam muitas outras: caixas de papelão, bandejas de isopor, cacarecos, baratas, cupins, muriçocas, poeira, copos sujos. Abigail, Berta e Lúcio formam um trio nada convencional. Duas adolescentes dividem o apartamento com o pai, um homem amoroso, idiossincrático, acumulador, pouco afeito à vida prática, que torce para que a morte venha logo lhe buscar e dá conselhos incomuns às filhas: "É muito bom sentir fome".
Os tais caquinhos é um romance de formação trágico e comovente, capaz de arrancar risos nervosos. Ao descrever o dia a dia de uma família simbiótica em meio à cordilheira de lixo que só faz crescer, Natércia Pontes desenha um fascinante retrato de três pessoas que buscam conviver com seus sonhos e suas fantasias, suas manias e seus anseios, seus medos e suas revelações."

Apague a Luz se For Chorar
Fabiane Guimarães - Companhia das Letras
176 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Cecília não sabe muito bem o que fazer com a própria vida. Depois de mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, a jovem ainda não conseguiu encontrar um emprego nem organizar seu futuro.
João, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, tenta levar a vida em Brasília como pode. Trabalha como veterinário na capital federal durante o dia e procura formas de ganhar mais dinheiro à noite – o objetivo é juntar quantia suficiente para bancar um tratamento experimental para o filho.
Quando os pais de Cecília morrem, ela é forçada a voltar para a pequena cidade de sua infância, onde eles ainda moravam. Mas uma dúvida começa a atormentá-la: a possibilidade de que eles foram assassinados. E João, desesperado por mais recursos, começa a se aventurar por trabalhos pouco recomendáveis.
Ao cruzar suas histórias, Fabiane Guimarães cria um suspense impactante sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la."

Arrancados da Terra
Lira Neto - Companhia das Letras
424 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma odisseia iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.
Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Seguindo a trilha de religiosos e intelectuais ilustres, mas também de lavradores e mascates quase anônimos, Lira Neto conta sua incrível saga de fé, resistência e esplendor cultural, e faz assim também uma história narrativa e colorida da ocupação holandesa do Nordeste. Com prosa fluida e rigor histórico, o autor da trilogia Getúlio entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América.
"Uma narrativa fluente e erudita que resgata da ignorância de quase todos e do esquecimento de uns poucos a saga seiscentista do grupo de judeus de origem portuguesa que singrou de Amsterdam ao Recife e de lá à futura Nova York, abraçando os dois Atlânticos." – Evaldo Cabral de Mello."

Como Evitar um Desastre Climático
Bill Gates - Companhia das Letras
Tradução: Cássio de Arantes Leite
320 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Bill Gates passou uma década investigando as causas e os efeitos da mudança climática. Com a ajuda de especialistas nas áreas de física, química, biologia, engenharia, ciência política e finanças, ele se concentrou no que deve ser feito para impedir uma catástrofe ambiental. Neste livro, o fundador da Microsoft não explica apenas por que precisamos zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, mas também detalha como podemos atingir esse objetivo e superar os desafios que temos pela frente.
A partir de sua experiência em inovação e de tirar ideias do papel, Gates descreve como a tecnologia já vem ajudando a reduzir as emissões, onde e como ela pode funcionar de forma mais eficaz, em quais setores precisamos de novidades e quem são os pesquisadores por trás delas. Finalmente, ele apresenta um plano prático para zerar as emissões, que inclui desde as políticas públicas até as atitudes que nós, cidadãos, podemos tomar a fim de monitorar o trabalho do governo, de nossos empregadores e de nós mesmos.
Como o autor demonstra, zerar as emissões não será fácil, mas, seguindo os conselhos deste livro, é uma meta que está plenamente a nosso alcance."

Recordações da minha Inexistência
Rebecca Solnit - Companhia das Letras
Tradução: Isa Mara Lando
264 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
""Ser uma jovem mulher significa enfrentar a sua própria aniquilação de maneiras inumeráveis", escreve Rebecca Solnit nas primeiras páginas deste volume. A partir dessa constatação, a autora de A mãe de todas as perguntas reconstitui sua formação na Califórnia da era do punk e da pós-contracultura, rememorando desde o assédio e a violência que sofria na vida cotidiana e nos círculos intelectuais até as forças que a libertaram e a incentivaram a batalhar por mudanças. Narrado com a perspicácia que fez de Solnit uma das mais brilhantes escritoras de não ficção da atualidade, este livro é um testemunho dos avanços do movimento feminista nas últimas décadas e da luta contra as opressões – silenciosas e escancaradas – a que as mulheres estão sujeitas todos os dias.
"Uma das mulheres mais inteligentes que eu conheço." – Emma Watson.
"Solnit me ensinou que o ativismo é poético. Sua prosa é tão clara e revigorante quanto bela. Em Recordações da minha inexistência, ela nos conduz através dos sonhos e cantos sombrios de sua vida. Cada passagem é uma revelação, idiossincrática e universal, da violência cotidiana de habitar um corpo feminino e do apagamento diário que ocorre em nossa sociedade. Inabalável, ela ilumina o caminho, mostrando sua experiência e suas opiniões, para que outras possam alcançá-la e encontrar esperança." – Florence Welch."

Morte na Água
Kenzaburo Oe - Companhia das Letras
456 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Conhecido por sua aguda capacidade de observação da alma humana, Kenzaburo Oe é um dos principais romancistas contemporâneos. Ganhador do prêmio Nobel de literatura, seus livros angariam leitores em todo o globo.
Em Morte na água, acompanhamos o escritor Kogito Chōkō – alter ego do próprio Oe – em sua luta pela inspiração para seu próximo livro, que o leva de volta à sua cidade natal em busca de informações que expliquem melhor a morte de seu pai. A intenção de Kogito é escrever um romance a partir do que coletar, mas ele acaba se vendo em meio a questões muito mais profundas que envolvem desde traumas pessoais até descobertas que remontam à Segunda Guerra Mundial.
O relacionamento turbulento entre pai e filho emerge com toda força, além da culpa de Kogito por não ter estado presente na noite em que o pai se afogou. É Asa, sua irmã, quem traz para a narrativa um grande baú vermelho que pode conter as explicações que o protagonista tanto procura.
Ao analisar a busca por um legado particular mas também nacional, Kenzaburo Oe constrói um romance inesquecível sobre traumas pessoais e coletivos, e sobre como as narrativas que construímos para nós mesmos podem se mostrar frágeis.
"Neste livro, a serenidade e o domínio narrativo de Kenzaburo Oe são admiráveis." – New York Times Book Review"

Algo Antigo
Arnaldo Antunes - Companhia das Letras
224 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
""aqui jaz/ o presente// eterno porque eterna// mente fugaz", escreve Arnaldo Antunes. Em seu novo livro, o compositor e poeta mistura poemas, poemas visuais e fotografias para falar sobre o tempo – o presente e também o passado: "não tenho saudades/ do que vivi// porque tudo/ está aqui".
O isolamento, o noticiário e a política são eixos centrais desses versos que, com humor e sensibilidade, impressionam por sua atualidade e contundência. Para Noemi Jaffe: "Naquele que talvez tenha sido o ano mais difícil de nossas vidas, ano de pandemia e de esboço de ditadura, Algo antigo repercute a solidão de cada um 'isolado/ por um exército de desertos', cada um como uma 'multidão amputada'. Mas é 'enfiando a adaga do sentido na palavra' que cada uma dessas multidões recupera e refaz seus sentidos possíveis, prontos para o que foi, é e virá a ser."

Para Ressignificar um Grande Amor
Akapoeta - Companhia das Letras
184 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
""Em Para ressignificar um grande amor, pude conhecer outra faceta da pessoa incrível que é João. Ele se abre à sensibilidade das palavras, às formas criativas e ilimitadas dos ressignificados e ao jogo de sentimentos que fluem nesta história que ele conta com mãos tão apaixonadas. Matilda foi seu grande amor, e o eu-lírico começa o livro resgatando uma lição importante para todos nós: a tentativa de ressignificar alguém que nos marcou é um movimento necessário para a manutenção da vida. Ele diz: 'finais não são absolutos. O amor encerra, a gente não', como quem ainda sente na pele a dor amargurada de algo que poderia ter dado certo, mas não deu. Mesmo assim, se concede a oportunidade de continuar vivendo e seguindo - tanto na vida quando na narrativa da sua história.
Esta obra me trouxe sorrisos, reflexões, e me inspirou a escrever. Acho que é isto o que uma boa história faz: te move, te cutuca, te alavanca a outros universos. E aqui estou eu, apaixonado por cada palavrinha que o mundo do João me apresentou." – Igor Pires da Silva.
"Se apaixonar é perceber que todas as palavras desconhecidas já existiam dentro da gente. Se desapaixonar é descobrir o nosso próprio significado para cada uma delas. Este livro é um lindo presente para quem se perdeu nesse processo e sabe que o caminho de volta exige coragem. Recomendo a leitura para todas as vezes em que o amor te virar as costas." – Bruna Vieira."

As 29 Poetas Hoje
Várias autoras - Companhia das Letras
Organização: Heloisa Buarque de Hollanda
264 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Quarenta e cinco anos depois do lançamento de 26 poetas hoje – antologia que marcou época e se tornou um documento incontornável dos anos 1970 –, Heloisa Buarque de Hollanda se perguntou: quem está fazendo a poesia agora?
Ao se dar conta da surpreendente presença das mulheres, cada uma com sua dicção e seu estilo, Heloisa reuniu vozes de uma geração pulsante e combativa, que impressiona pela força, pela coragem e pelo talento. As 29 poetas hoje é uma antologia que fala sobre identidade, sexo, amor, fúria, política e o Brasil de agora.
Participam: Adelaide Ivánova; Maria Isabel Iorio; Ana Carolina Assis; Elizandra Souza; Renata Machado Tupinambá; Bruna Mitrano; Rita Isadora Pessoa; Ana Fainguelernt; Luz Ribeiro; Danielle Magalhães; Catarina Lins; Érica Zíngano; Jarid Arraes; Luna Vitrolira; Mel Duarte; Liv Lagerblad; Marília Floôr Kosby; Luiza Romão; Raissa Éris Grimm Cabral; Cecília Floresta; Natasha Felix; Nina Rizzi; Stephanie Borges; Regina Azevedo; Valeska Torres; Bell Puã; Yasmin Nigri; Dinha; Marcia Mura."

Loira Suicida
Darcey Steinke - Companhia das Letras
184 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Marco do feminismo libertário americano, Loira suicida é uma espécie de diário no qual a jovem Jesse registra sua incursão pelos domínios mais baixos da San Francisco dos anos 1990. Filha de um ministro da igreja luterana, a protagonista do romance abre mão dos valores de classe média para seguir, ao lado do namorado gay, uma peregrinação por um submundo feito de drogas, bebida e sexo. Influenciada por todo um cânone de escritores marginais (Georges Bataille, Jean Genet, Alexander Trocchi, William S. Burroughs etc.) e dialogando com a literatura queer e noir dos anos 1980 e 1990 – e com autores como Virginie Despentes, Eileen Myles, Jean Rhys, Marguerite Duras, entre outros –, Darcey Steinke arma uma história a um só tempo melodramática e mordaz, honesta e intensa, em que os labirintos do desejo se chocam à euforia de uma época que parecia começar a girar irremediavelmente em falso. Um romance vigoroso sobre uma mulher e os descaminhos de uma furiosa busca por encontrar o seu lugar no mundo.
"Como muitos artistas natos de visão singular e talento inesgotável, Darcey Steinke escreveu um livro perfeito, que tanto é retrato do seu tempo como resistirá ao tempo." – Maggie Nelson.
"Descritas com particular destreza, por vezes exalando uma cativante nota surreal, as cenas criadas por Steinke expõem uma galeria de tipos paradoxais que patinam entre a frivolidade e o desespero. Um quadro vivo daquele underground habitado por skinheads, viciados, hermafroditas, drag queens e toda sorte de putas. Personagens que parecem ter perdido em rebeldia o que ganharam em angústia, mas que não deixam de nos inquietar." – Eliane Robert Moraes."

O Brasil Contra a Democracia
Roberto Simon - Companhia das Letras
584 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Baseado em extensa pesquisa documental e escrito com brilho, O Brasil contra a democracia demonstra como a ditadura brasileira agiu para derrubar a democracia chilena e serviu de apoio – e modelo – na construção do regime militar sob Augusto Pinochet. Essa intervenção não foi fruto de ações episódicas e autônomas, mas de uma política de Estado.
Neste livro, Roberto Simon desmonta a imagem do país como servente fiel, automaticamente alinhado a Washington: o regime militar brasileiro tinha suas motivações – geopolíticas, domésticas, ideológicas, econômicas – para intervir no Chile. Por outro lado, refuta a tese de que a ação do Brasil no Chile teria sido iniciativa de alguns radicais dentro do regime e mostra como o Itamaraty era parte fundamental da repressão a brasileiros fora do território nacional, espionando e perseguindo exilados.
O Brasil contra a democracia é um divisor de águas na historiografia do período e um clássico imediato."

26 Poetas Hoje
Vários autores - Companhia de Bolso
Organização: Heliosa Buarque de Hollanda
280 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"O ano é 1976. Em meio à censura e à repressão da ditadura, numa época batizada por Zuenir Ventura de "vazio cultural", a professora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda publicou uma antologia que causou furor. 26 poetas hoje trazia a atmosfera coloquial e irreverente que conflagraria a década de 1970, também chamada de geração mimeógrafo ou geração marginal. Eram poetas que estavam à margem do circuito das grandes editoras e que produziam seus livros de maneira artesanal, em casa, em pequenas tiragens vendidas em centros culturais, bares e nas portas dos cinemas.
Ao reunir poetas que engrossavam o caldo da contracultura, o livro foi uma resposta direta aos anos de chumbo e se tornou um clássico da poesia brasileira, referência incontornável para escritores e leitores de poesia.
Participam: Francisco Alvim, Zuca Saldanha, Antonio Carlos de Brito (Cacaso), Roberto Piva, Torquato Neto, José Carlos Capinan, Roberto Schwarz, Zulmira Ribeiro Tavares, Afonso Henriques Neto, Vera Pedrosa, Antonio Carlos Secchin, Flávio Aguiar, Ana Cristina Cesar, Geraldo Eduardo Carneiro, João Carlos Pádua, Luiz Olavo Fontes, Eudoro Augusto, Waly Sailormoon, Ricardo G. Ramos, Leomar Fróes, Isabel Câmara, Chacal, Charles, Bernardo Vilhena, Leila Miccolis e Adauto de Souza Santos."

Niketche - nova edição
Paulina Chiziane - Companhia de Bolso
296 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Rami é uma esposa fiel e subserviente. Ela faz o que manda a tradição, mas nem assim consegue ser amada por Tony, com quem é casada há vinte anos. Certo dia, Rami descobre que o marido tem várias amantes – e filhos – por todo o Moçambique, e decide conhecê-las uma a uma. "Eu, Rami, sou a primeira-dama, a rainha mãe. [...] O nosso lar é um polígono de seis pontos. É polígamo. Um hexágono amoroso", diz. A partir desse encontro surpreendente, todas terão suas vidas completamente transformadas.
De origem humilde, Paulina Chiziane foi a primeira mulher moçambicana a publicar um romance – apesar de não se considerar romancista, mas uma contadora de histórias. Em Niketche, ela mistura bom humor, consciência social e lirismo para traçar um vigoroso painel da condição feminina e da sociedade de seu país."

Por que Escrevo
George Orwell - Penguin Companhia
Tradução: Claudio Marcondes
128 páginas

Sinopse:
"Seja demonstrando a falácia da linguagem política, dissecando o preço real dos livros ou proclamando verdades dolorosas sobre a guerra, os ensaios de George Orwell são atemporais e mostram sua relevância para qualquer período, país ou leitor.
Ao falar sobre o poder da escrita, o autor de A Fazenda dos Animais e 1984 analisa não só a própria produção, como também o papel que a literatura – em seu sentido mais amplo – exerce tanto na formação política do indivíduo quanto em sua forma de enxergar o mundo.
Incluindo os ensaios "Por que escrevo", "Política e a língua inglesa", "Livros vs. cigarros" e "O leão e o unicórnio", esta edição traz uma seleta dos ensaios mais emblemáticos de um dos principais pensadores modernos."

O Pacto do Diabo
Roger Moorhouse - Objetiva
Tradução: Berilo Vargas
416 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Por quase dois anos, os dois ditadores mais implacáveis da história – e tidos como inimigos mortais – foram colaboradores ativos. Hitler e Stálin assinaram um pacto de não agressão que chocou o mundo, mas que durou quase um terço da Segunda Guerra Mundial. Entendê-lo é a chave para compreender o desenrolar da guerra e seu desfecho.
O renomado historiador Roger Moorhouse explica como dois poderes ideologicamente opostos mantiveram uma parceria brutal e eficiente, na qual trocaram matéria-prima e maquinário e orquestraram a divisão da Polônia e dos Países Bálticos. Ao compartilhar equipamentos e expertise tecnológica, os nazistas e soviéticos tornaram possível uma guerra muito mais sangrenta e prolongada. Como consequência, milhões foram mortos ou deportados.
Com base em extensa pesquisa e uma narrativa arrebatadora, O pacto do diabo é a história detalhada do pacto nazi-soviético e um retrato minucioso das pessoas cujas vidas foram irremediavelmente afetadas por ele.
"Um relato assustador de diplomacia cínica, poder sem limites e falsidade, cujos ecos podem ser ouvidos ainda hoje." – Daily Telegraph.
"Um ótimo relato sobre o que o pacto significou para Hitler e Stálin – e, pior, para suas vítimas." – New York Review of Books."

A Arte de Torrar Café
Ronaldo Correia de Brito - Objetiva
200 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
""Na viagem ao lugar onde nasci, rumino perguntas e recebo uma única resposta, a de que no sertão ainda semeiam palavras, poucas, de preferência nas pedras", escreve Ronaldo Correia de Brito, na apresentação deste livro magistral.
Ao reunir narrativas de sua produção de mais de vinte anos, ele transita entre o Recife e os subúrbios de Paris; entre a Praça de Maio, em Buenos Aires, à rota árdua dos romeiros em procissão a Juazeiro. A partir de suas experiências, compõe um retrato consistente sobre a dor e o deslocamento, os encantos e mistérios das tradições populares, e os artistas que as tornam vivas. É um livro sobre mudanças, sobre a perda da memória e o ataque sistemático à cultura, vistos sob o olhar combativo de um dos grandes autores brasileiros contemporâneos.
Autor vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura."

Em Meio à Revolução
Helen Rappaport - Objetiva
Tradução: Pedro Maia Soares
424 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Helen Rappaport reconstrói neste livro a revolução que abalou o mundo, mas sob uma perspectiva inteiramente nova: a dos estrangeiros que se encontravam em Petrogrado – a atual São Petersburgo – nos dias em que se fazia história nas ruas. Entre os visitantes internacionais que enchiam hotéis, bares e embaixadas, havia jornalistas, diplomatas, homens de negócios, banqueiros, governantas, enfermeiras voluntárias e socialistas expatriados. Cada um deles acompanhou, à sua maneira, os momentos turbulentos da primeira revolução, em fevereiro de 1917, até o golpe bolchevique de Lênin, em outubro do mesmo ano.
Muitos mantiveram diários e escreveram cartas para casa: da enfermeira inglesa que sobrevivera ao naufrágio do Titanic ao criado do embaixador norte-americano e à líder do movimento sufragista Emmeline Pankhurst. Com base nos testemunhos daqueles que assistiram ao desenrolar do drama, Helen Rappaport nos conduz ao cerne da ação, num vislumbre de como foram os dias da revolução."

Economia É Coisa Séria
Antonio Delfim Netto - Portfolio Penguin
Organização: André Mendonça de Barros
200 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Entre 2000 e 2018, Delfim Netto assinou uma coluna semanal no jornal Valor Econômico, em que, com sua prosa agradável e acessível, conduzia o leitor por seu amplo rol de interesses e fazia importantes comentários sobre a relação intrínseca entre o mercado e a política durante um período crucial na história recente do Brasil. Do rico material produzido pelo ex-ministro ao longo desses dezoito anos, foram selecionados os 56 artigos que compõem esta coletânea.
Organizado por André Mendonça de Barros e dividido em quatro blocos – "O Estado, o mercado e as urnas", "A economia e suas tribos", "O capitalismo e outros 'ismos'" e "Um olhar para o mundo" –, Economia é coisa séria traça um breve mas perspicaz panorama econômico do país, traz um debate acessível sobre teoria econômica e mostra algumas das possíveis causas dos desafios que hoje se colocam para o país – e o mundo."

Isso que a Gente Chama de Amor
Maurene Goo - Seguinte
Tradução: Lígia Azevedo
304 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Desi Lee acredita que tudo é possível, basta ter um plano. Foi assim, com método e disciplina, que se tornou a aluna mais brilhante do colégio e uma atleta talentosa. É apenas no amor que Desi nunca se dá bem, colecionando uma sucessão de desastres quando se trata de garotos.
Depois de protagonizar mais um desastre na frente de Luca, um jovem recém-chegado à cidade que logo atrai seu interesse, a garota passa um fim de semana assistindo a k-dramas, certa de que os finais felizes só existem nas novelas coreanas que seu pai tanto ama. É aí que ela se dá conta de que naquelas histórias também existe uma fórmula, um passo a passo que ela poderia seguir – e conquistar Luca.
Em pouco tempo, sua vida se transforma em um enredo digno de um dorama. Mas ao contrário do que acontece na TV, isso pode não ser o suficiente para ela alcançar seu final feliz..."

The Dare
Briar U - livro 4
Elle Kennedy - Paralela
Tradução: Juliana Romeiro
320 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"A faculdade devia ser a chance de abandonar meu complexo de patinho feio e me tornar um lindo cisne. Em vez disso, fui parar em uma irmandade cheia de meninas malvadas. Já está sendo difícil me enturmar, então, quando minhas irmãs da Kappa Chi propõem um desafio, eu não posso dizer não.
A missão: seduzir o mais novo (e gato) jogador de hóquei da Briar.
Todo mundo conhece Conor Edwards. Ele está em todas as festas de fraternidade, e na cama de todas as meninas. É do tipo que você se apaixona antes de perceber que ele nunca olharia para você. Mas o sr. Popular me surpreende – em vez de rir de mim, ele me acompanha até o quarto e finge que estamos nos pegando.
Por incrível que pareça, agora ele quer continuar fingindo. Conor adora um joguinho e acha que vai ser divertido enganar as meninas da Kappa. Mas resistir ao seu charme de surfista é quase impossível, e estou começando a desconfiar que ele tem muito mais a oferecer do que seu fã-clube imagina.
O problema é que eu sou péssima nessas brincadeiras. E quanto mais tempo esse jogo bobo durar, maior o perigo de tudo isso explodir na minha cara.
CONTEÚDO ADULTO"

Estado e Democracia
André Singer, Cicero Araujo e Leonardo Belinelli - Zahar
304 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Em Estado e democracia: Uma introdução ao estudo da política, misto de guia para iniciantes e ensaio de interpretação do presente, os professores André Singer e Cicero Araujo e o pesquisador Leonardo Belinelli combinam a sua longa experiência de ensino da disciplina na Universidade de São Paulo e a investigação teórica.
Entre o nascimento da política na Antiguidade clássica e o fantasma de um "totalitarismo neoliberal" nos dias correntes, os autores apresentam a origem do Estado moderno, o impacto do temido Leviatã, o clarão renovador das revoluções democráticas, o horror do regime totalitário dos anos 1930 e o igualitarismo do pós-guerra. Hoje, quando espectros regressivos voltam a apertar corações e mentes ao redor do mundo, é necessário concentração para pensar e discernimento para agir politicamente de modo a afastar os perigos que rondam – e retomar o caminho da liberdade, da igualdade e da fraternidade, apontado mais de duzentos anos atrás."

Linguagem do Espírito
Jan Swafford - Zahar
Tradução: Paulo Geiger
368 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Para muitas pessoas, a música clássica é um assunto inatingível, coberto por um véu de complexidade e elitismo. Em Linguagem do espírito, o renomado musicólogo e compositor Jan Swafford nos aproxima desse universo, fazendo não apenas uma introdução musical, mas um chamado à beleza e ao apelo que essa música guarda para cada um de nós. Com texto convidativo e repleto de curiosidades, o autor mergulha na evolução da música clássica ao longo dos séculos, explicando seus períodos, estilos e tendências, enquanto percorre as biografias de alguns dos compositores mais importantes, como Mozart, Beethoven, Debussy ou Bach. Junto a isso, Swafford compartilha conosco as ideias e percepções que dão à música suas qualidades universais e sua capacidade única de transmitir as grandes emoções humanas – como amor, esperança ou desespero.
Linguagem do espírito é um convite a todos os que desejam conhecer melhor essa que é chamada a mais sublime das artes.
"Um livro perfeito para quem quer conhecer a música clássica, mas de alguma maneira se sente intimidado por ela." – Wall Street Journal."

A Limpeza da Mente
Dr. David Perlmutter, Dr. Austin Perlmutter e Kristin Loberg - Fontanar
312 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"A vida contemporânea nos oferece inúmeras oportunidades – mas também diversas tentações. Podemos comer o que quisermos, quando quisermos. Podemos gastar horas mergulhados no vasto mundo digital sem perceber. Podemos comprar produtos e serviços com poucos cliques ou por meio de comandos de voz. O que nem sempre percebemos é que viver essa hiper-realidade 24 horas por dia traz sérios riscos à nossa saúde física e mental, à nossa conexão com os outros e até mesmo ao mundo.
Apoiado nessa constatação, este livro parte de uma premissa simples: nosso cérebro está sendo manipulado pela publicidade e pela tecnologia, nos levando a comportamentos mais compulsivos e consumistas que nos fazem ficar acima do peso e nos sentir mais ansiosos e desconfiados.
Com base nas mais recentes descobertas científicas, os autores David e Austin Perlmutter identificam os mecanismos de "sequestro da mente" que atingem todos nós e apresentam ao leitor as ferramentas necessárias para pensar com mais clareza, tomar decisões melhores, fortalecer as relações e cultivar hábitos mais saudáveis. Com o programa prático de dez dias da Limpeza da Mente e um plano de refeições contendo quarenta receitas originais, você regulará seu sono, limitará seu tempo de celular e melhorará sua dieta. A limpeza da mente é a chave para conquistar uma vida mais satisfatória e com mais propósito.
"A mensagem de A limpeza da mente não poderia ser mais urgente ou oportuna. Se todos seguissem seus conselhos, o mundo seria um lugar mais feliz e saudável." – Catherine Price, autora de Celular: como dar um tempo.
"Todos sabemos como é se sentir distraído ou sobrecarregado. A limpeza da mente é um guia de valor inestimável repleto de soluções para nos ajudar a restaurar o foco, energizar o corpo e revigorar a mente." – Gretchen Rubin, autora de Melhor do que Antes."

O Protesto
Eduarda Lima - Pequena Zahar
48 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"O protesto é um grito silencioso. Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado. Conseguem ouvirQ Qual será o motivo desse comportamento incomum
Em seu primeiro livro ilustrado, a autora portuguesa Eduarda Lima nos faz pensar sobre o impacto do ser humano no planeta em um apelo para nos unirmos contra a poluição e o desperdício, e semearmos o que mais tarde outros poderão colher. Um convite à reflexão e uma atitude responsável para com o nosso planeta.
Este livro é indicado para crianças a partir de 3 anos."

Lançamentos de fevereiro de 2021 do Grupo Companhia das Letras.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias