publicidade

A Rainha da Floresta, Anna Leão, Scortecci

A Rainha da Floresta
Anna Leão - Editora Scortecci
66 páginas - Ano: 2009

Sinopse:
"A Rainha da Floresta conta a história da princesa Anaís, herdeira do Reino das Joias, que se descobre uma bruxa. Obrigada a fugir do reino no dia do seu noivado, ela se refugia na Floresta das Sombras, vítima de uma antiga maldição. Numa grande aventura a princesa vivencia seu processo de iniciação, se autodescobrindo e conhecendo a magia. A história, recheada de personagens interessantes, como o misterioso Grande Mago, desmistifica o estereótipo negativo da bruxa e enaltece a natureza, o feminino, a verdade e o amor."
Skoob 



Resenha:
O livro é curto, de narrativa simples e direta e voltado ao público juvenil. Durante a leitura imaginei um conto de fadas, pois é uma história de fantasia e misticismo. O lúdico é o caminho escolhido pela autora para a criação de um mundo mágico.
O local aonde se inicia a história tem o nome de Reino das Jóias, e logo descobrimos a existência de seres sobrenaturais, como fadas e bruxas, do bem e do mal, além de um cenário diferente e poderoso.

A personagem principal é uma jovem princesa desse reino que de repente tem a vida virada do avesso, descobrindo não ser uma simples humana. Possui um passado misterioso que aos poucos vai lhe sendo apresentado.
A Floresta da Lua e seu povo tentam se livrar de uma maldição há tantas gerações e depositam toda a esperança na profecia que começa a ser realizada.
O mais interessante do livro é a leveza da narrativa, que flui com nitidez e agrada qualquer leitor juvenil, sem pesar. Traz reflexões, como respeito ao próximo e à natureza. Fará o jovem leitor também pensar que a vida é feita de amadurecimento, dedicação e paciência. Sobre a valorização de sermos nós mesmos, de perdoar e ser perdoado. A diversão fica por conta de encantamentos e ambientação exótica.

A autora certamente gosta de misticismo. Ou deve estudar o assunto ou ter feito boa pesquisa. Parece muito convincente a forma como as bruxas vivem, seus rituais, regras e ensinamentos.
Em certo ponto a história me pareceu ter referências à Avalon de Marion Zimmer Bradley, na forma como a Rainha da Floresta protege sua Terra e seu povo (como a Senhora do Lago protege e esconde Avalon) e em outros detalhes da história, como nas outras dimensões existentes (me lembrou o Reino das Fadas que Morgana mergulha). Resumindo: devem ser pontos em comum com a Mitologia das Bruxas. Gostei muito.

Minha crítica fica em relação à algumas partes explicativas da história que parecem um pouco entediantes, que deveriam ter sido apontadas mais indiretamente. Talvez a autora tenha escolhido essa forma para facilitar o entendimento dos mais jovens.
Senti falta de um poder maligno maior, uma antagonista direta ou um mal superior. Friúza ou um discípulo, por exemplo. Espero que a autora esteja preparando isso para um próximo livro, já que este primeiro volume é uma introdução.

Durante toda a leitura imaginei a protagonista, a princesa Anaís como uma "Princesa Disney", visualmente. Na verdade, todo o livro me surgia numa imagem de animação, não de filme, curioso.
Destaque para o Grande Mago, personagem que me conquistou deste o início com seu ar misterioso e amargurado.
O próximo volume é A Rainha da Floresta e A Deusa da Terra, e espero lê-lo futuramente.
A autora está de parabéns por escrever literatura fantástica para o público infanto-juvenil (o que é raríssimo no Brasil) e permitindo também que os adultos apreciem a história.
Eu amo esse tipo de história, fadas, bruxas e suas ligações com a natureza.

8 comentários

  1. Apesar de estar fugindo um pouco da literatura fantástica agora, eu vou ler ele em breve porque ganhei o kit.
    A capa é linda, esse roxo dá um tom de mistério.
    A sua resenha me animou, espero gostar bastante do livro.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, espero que goste também, mas leve em consideração que o livro é curto e voltado para o público infanto-juvenil, pelo menos me parece! A história é bem leve e lúdica, como um contos de fadas. Beijos e boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatinda!
    Só agora vi sua resenha, pois a vi no Skoob! Simplesmente adorei! Você captou bem todas as nuances da história! Você resenhou com maestria! Parabéns! E fico feliz que tenha gostado do livro, que realmente foi escrito voltado ao público juvenil, mas que não impede a apreciação por parte de um público adulto!

    Beijos,
    Anna
    www.annaleao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anna, que bacana receber sua visita e comentário. Que bom que gostou da resenha, sempre tento destacar o que sinto ao ler o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Voltei pra reler sua resenha, tá dificil sair a minha diferente da sua, percebi as mesmas coisas.
    Tô revendo a sua pra minimizar as semelhanças.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, por isso nunca leio resenhas antes de ler o livro e escrever a minha. Deixo para ler apenas depois do "trabalho" feito. Assim nada me influencia e sei que saiu do meu jeito, se existir algo em comum, nem ligo.

    ResponderExcluir
  7. É que por ser um livro curto, dificulta a resenha (pra mim). Fico com um medo enorme de soltar spoiler.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias