publicidade

Governo federal adia novo acordo ortográfico obrigatório para 2016

O governo federal vai adiar para 2016 a obrigatoriedade do uso do novo acordo ortográfico. As novas regras, adotadas pelos setores público e privado desde 2008, deveriam ser implementadas de forma integral a partir de 01/01/2013.

A reforma ortográfica altera a grafia de cerca de 0,5% das palavras em português. Com o adiamento, continuará sendo opcional usar, por exemplo, o trema e acentos agudos em ditongos abertos como os das palavras "ideia" e "assembleia".



Além disso, o adiamento de três anos abre brechas para que novas mudanças sejam propostas. Isso significa que, embora jornais, livros didáticos e documentos oficiais já tenham adotado o novo acordo, novas alterações podem ser implementadas ou até mesmo suspensas.

A decisão é encarada como um movimento diplomático, uma vez que o governo, diz o Itamaraty, quer sincronizar as mudanças com Portugal.
O país europeu concordou oficialmente com a reforma ortográfica, mas ainda resiste em adotá-la. Assim como o Brasil, Portugal ratificou em 2008 o acordo, mas definiu um período de transição maior.

Não há sanções para quem desrespeitar a regra, que é, na prática, apenas uma tentativa de uniformizar a grafia no Brasil, Portugal, nos países da África e no Timor Leste.
A intenção era facilitar o intercâmbio de obras escritas no idioma entre esses oito países, além de fortalecer o peso do idioma em organismos internacionais.



"É muito difícil querer que o português seja língua oficial nas Nações Unidas se vão perguntar: Qual é o português que vocês querem?", afirma o embaixador Pedro Motta, representante brasileiro na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

A minuta do decreto do adiamento foi feita pelo Itamaraty. O texto precisa passar pela área jurídica da Casa Civil antes da assinatura da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Extraído de Folha de S. Paulo - Fernanda Odilla e Flávia Foreque - 20/12/2012

O acordo ortográfico.

4 comentários

  1. Sinceramente, acho isso uma perda de tempo. O motivo? Simples, sempre haverá peculiaridades demais em cada lugar! Para uma comunicação perfeita entre todas as pessoas dos locais citados no acordo, só se voltássemos a estudar o ABC e adotássemos as mesmas palavras. Quero só ver o quanto isso ainda vai rolar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não acho perda de tempo. Acho que a Língua Portuguesa está em constante mudança e apesar de estranhar e não gostar e concordar com todas as mudanças, acho o motivo doa cordo justíssimo: unificar o Português em todo o mundo. É a globalização, fortalece nosso idioma. Só não compreendo porque não oficializar logo. Quanto mais cedo for obrigatório, mais rapidamente iremos nos acostumar. Agora ficar com esse período de transição tão longo, atrapalha e confunde. Não deveria ser facultativo, já tivemos tempo demais. Ainda cometo erros, enganos e reclamo, mas no fim, acho certo. Beijos.

      Excluir
  2. Pois é, mas como revisora, eu é q não vou deixar de adotar novas regras. Aliás, já tem tempo q uso e q pedem pra eu usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de muitas modificações, porém se é para mudarmos para melhor, para unificarmos o Português no mundo, eu apoio. Queria que fosse logo obrigatório, mesmo eu não gostando de parte dele. Você está corretíssima. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias