publicidade

Acervo da Biblioteca Municipal de Petrópolis será digitalizado

Em Petrópolis (RJ) entre os livros da Biblioteca Municipal da cidade, existem obras raras. Algumas, doadas pelo Imperador Dom Pedro II.

O acervo é apontado por especialistas como o maior do interior do estado. Agora, para ajudar a conservá-lo, foi aprovada a digitalização das obras.

São obras raras. Uma delas foi escrita em 1915 é folheada a ouro. Um outro exemplar guarda a memória política da antiga capitania de Santa Catarina. É um dos quatro exemplares que existem no país.
Os livros fazem parte de um acervo muito especial, grande parte já será recuperada agora. A ideia é que depois o restante também passe pelo processo.


Ao todo serão restaurados e digitalizados 106 volumes de 59 títulos diferentes. O conhecimento contido nessas obras fica nas prateleiras da Biblioteca Municipal. Atualmente as pessoas não tem acesso ao acervo, pois para manusear as obras é preciso usar luvas e ter muito cuidado.
O estado de conservação é ruim, o tempo desgastou as obras.

Para dar conta de resolver esse processo natural de destruição, serão investidos cerca de R$ 200 mil. O recurso para restaurar o acervo é do próprio Conselho Municipal de Cultura.
Falta escolher quem vai restaurar e digitalizar o acervo. A expectativa é de que tudo fique pronto no ano que vem.

Fonte: In360 - 28/06/2012.

Um comentário

  1. Aplausos para isso! A digitalização dos acervos de bibliotecas torna os livros mais acessíveis, pois há algumas pessoas que infelizmente não possuem uma biblioteca por perto, mas querem dispor de seus conteúdos e isso é algo que deveria ser feito em todas as bibliotecas do país com um acervo tão maravilhoso.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias