Acervo da Biblioteca Municipal de Petrópolis será digitalizado

Em Petrópolis (RJ) entre os livros da Biblioteca Municipal da cidade, existem obras raras. Algumas, doadas pelo Imperador Dom Pedro II.

O acervo é apontado por especialistas como o maior do interior do estado. Agora, para ajudar a conservá-lo, foi aprovada a digitalização das obras.

São obras raras. Uma delas foi escrita em 1915 é folheada a ouro. Um outro exemplar guarda a memória política da antiga capitania de Santa Catarina. É um dos quatro exemplares que existem no país.
Os livros fazem parte de um acervo muito especial, grande parte já será recuperada agora. A ideia é que depois o restante também passe pelo processo.


Ao todo serão restaurados e digitalizados 106 volumes de 59 títulos diferentes. O conhecimento contido nessas obras fica nas prateleiras da Biblioteca Municipal. Atualmente as pessoas não tem acesso ao acervo, pois para manusear as obras é preciso usar luvas e ter muito cuidado.
O estado de conservação é ruim, o tempo desgastou as obras.

Para dar conta de resolver esse processo natural de destruição, serão investidos cerca de R$ 200 mil. O recurso para restaurar o acervo é do próprio Conselho Municipal de Cultura.
Falta escolher quem vai restaurar e digitalizar o acervo. A expectativa é de que tudo fique pronto no ano que vem.

Fonte: In360 - 28/06/2012.

Um comentário:

  1. Aplausos para isso! A digitalização dos acervos de bibliotecas torna os livros mais acessíveis, pois há algumas pessoas que infelizmente não possuem uma biblioteca por perto, mas querem dispor de seus conteúdos e isso é algo que deveria ser feito em todas as bibliotecas do país com um acervo tão maravilhoso.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada por participar.