publicidade

Equinócios de Amor, vários autores, Editora Alcantis

Equinócios de Amor
Agatha, Alamanda, Alaor Rocha, Aline T. K. M., Augustos Reis, Denise Smith, Francine Porfirio Ortiz, Maggie King, R. Artur Freire, Ren Deville, Ricardo Biazotto e Wellington S. O. - Alcantis Editora
Organização: Roberto Laaf e Lycia Barros
144 páginas - Ano: 2012 - R$19,90

Sinopse:
"Antologia que traz para o universo literário uma série de contos românticos inspirados no relacionamento humano romântico e apaixonado, produzidos por novos talentos da literatura nacional que demonstram, nesta linda obra, bastante personalidade com narrativas que encantam e emocionam o leitor.
O livro reúne contos que abordam questões como relacionamentos proibidos, paixão arrebatadora, destinos cruzados, entrega incondicional, mas também traz contos que discorrem sobre as oportunidades perdidas e os desdobramentos de um amor que não foi correspondido."
“Observá-la pela primeira vez, para Alessandro, foi como olhar um arco-íris de tons pastéis... Começou pelos cabelos, muito lisos, que caíam na altura do pescoço, sem tocar-lhe os ombros. Eram de um azul-turquesa a princípio duvidoso, porém deliciosamente excêntrico quando observado com calma.”
“Ao fechar a porta do carro, ainda encarando os castanhos melancólicos, a jovem suspirou em derrota. Durante meses ela desejou reencontrá-lo para dizer que fizera falta, que o admirava, que aprendera a vê-lo mais do que um amigo. No entanto, agora, suas palavras em nada resultariam.”

LinksSkoob | Alcantis | Comprar na Silociano

Conto a conto:
  • Amado Orgulho - Francine Portirio Ortiz;
  • A Jovem Italiana - Wellington S.O.;
  • Kalanatianós - Wellington S. O.;
  • Santuário - Ren Deville;
  • George Flynn - Wellington S. O.;
  • Amor Proibido - Denise Smith;
  • Avião Sem Asa - Maggie King;
  • Rambla de Mar - Aline T. K. M.;
  • A Moeda - R. Arthur Freire;
  • Uma Ano de Chuva - Alaor Rocha;
  • Era Uma Chuva Miúda... - Alamanda;
  • Entardecer - Augusto Reis;
  • A doença Que Afastou O Amor - Ricardo Bianzotto;
  • Toque-Me Em Silêncio - Agatha.

Resenha:
Este livro surgiu a partir de um novo projeto realizado pela Alcantis em 2011. Foi um concurso exclusivo para autores iniciantes, o CLEC 2011 (Concurso Literário Escritor Contemporâneo). A proposta foi de contos românticos, que demonstrassem sensibilidade num relacionamento apaixonado entre duas pessoas, independentemente de características socioculturais.

Os organizadores foram Roberto Laaf e Lycia Barros e por isso minhas expectativas perante suas escolhas eram enormes, visto que admiro o talento e o senso crítico de ambos os escritores.
No total foram escolhidos quatorze contos, de doze autores estreantes que compõem a antologia romântica intitulada Equinócios de Amor.

Além dos organizadores responsáveis, mais duas coisas me causaram interesse no livro: ser de contos românticos, já que tenho o costume mais de ler contos de gêneros fantásticos e de terror e o fato de todos serem autores nacionais que nunca tiveram material algum publicado anteriormente.

Como tenho de ser sincera, após a confusão entre o blogue a gráfica/editora APED, responsável pelo projeto gráfico do Equinócios de Amor, confesso que ler o prefácio escrito pela editora da mesma me desanimou, mas devo ser profissional e dizer que o livro está razoavelmente bem impresso e diagramado.
A capa possui uma fotografia bonita da fotógrafa Erika Rodrigues, que cedeu a imagem para o livro como cortesia. Eu modificaria a fonte utilizada no título do livro, utilizaria uma menos cursiva ou rebuscada. Esse tipo de fonte, mesmo sendo delicada, só teria ficado boa na capa caso fosse em alto-relevo.

O livro possui um índice com os contos (e não com os nomes dos autores, que são encontrados apenas no início de seus respectivos contos), mas não possui informações sobre os autores, o que é uma lástima, já que são desconhecidos do público. Por serem novatos, gostaria que existisse uma breve introdução sobre cada autor, ou uma mini biografia. Fica como sugestão para o CLEC 2012.

De uma forma geral, o conteúdo é mediano. Entretanto, há uma notável disparidade na qualidade entre os autores. Alguns são excelentes, outros bons e alguns (não posso classificar um autor por um único conto, porém neste livro) regulares.
O maior problema em alguns contos é a revisão, que parece inexistente, enquanto em outros foi bem realizada.
O autor Wellington S. O. é o destaque, visto que ele possui três contos no livro porque todos são muito bons ou excelentes.

No entanto, quem inaugura as páginas é Francine Portirio Ortiz com o conto Amado Orgulho. O próprio título já é um resumo da história, pois ela fala de orgulho e amor. Eu arriscaria dizer que também é um conto sobre dúvida e insegurança. Um relacionamento amoroso pode nascer de uma amizade verdadeira?
Neste conto sensível e de narrativa simples e rápida, a autora traz questões sobre amigos apaixonados através do cotidiano dos protagonistas.

O segundo conto é o primeiro de Wellington S. O. no livro: A Jovem Italiana. Uma pequena, porém dramática história de um veterano da 2ª Guerra em forma de relato lido pelo neto diretamente do diário antigo do idoso.
Narrativa comovente, fatos bem encaixados. Trágico, mas lindo! Adorei o conto, que possui uma pitada de suspense, porque não consegui deixar de imaginar diversos desfechos.

Wellington S. O. chega com seu segundo conto e também tenho elogios a ele. O nome é muito criativo: Kalanatinanós e somente lendo para compreendê-lo.
Um casal fadado à mesmice, à rotina e ao desânimo. Não existe mais entre eles o fogo da paixão por eles observado nos novos vizinhos, um casal apaixonado de forma explícita. Sentem inveja da aparente felicidade deles.
Uma história cheia de encontros, desencontros, traição e excelente clímax e final. Ás vezes o que buscamos não necessita ser procurado; resta a nós visão aguçada. Nada como um espelho para denunciar erros e defeitos. Ainda mais se o espelho é nosso parceiro amoroso.

Ren Deville traz um conto bastante detalhista; em Santuário a autora descreve pormenorizadamente o apartamento do casal. Nessas particularidades percebi o quanto as mais simplórias coisas podem conter segredos e sentimentos intensos.
Não gostei da narrativa melosa demais. História perfeita para quem aprecia esse tipo de relacionamento, aonde a enorme devoção explícita de um pelo outro é o destaque.

George Flynn é o terceiro conto de Wellington S. O. na antologia. Comparando aos outros dois, este foi o que menos gostei. Apesar de ser tão bem escrito quanto os anteriores e de conter uma história de amor sincera com altos e baixos, o glamour dos holofotes e os bastidores sombrios de Hollywood, o conto é corrido demais, parecendo um pouco superficial.
Se fosse escrito numa forma mais longa e mais pausada, seria mais interessante. Mesmo assim, o conto me agradou.

Amor Proibido de Denise Smith é um dos contos que menos gostei. Um caso impossível de amor que até poderia ter dado certo se o texto não possuísse tantos erros, principalmente de pontuação. Sempre deixo passar falhas suaves, mas a revisão parece não ter sido realizada.
Quanto á história, não me emocionou em momento algum. Um conto fraco, leviano e de escrita imatura. Sei que todos os autores presentes nesta obra nunca foram publicados anteriormente, são iniciantes, porém o nível deste conto se parece com textos escolares.

O sétimo conto é Avião Sem Asa de Maggie King e este é outro que desgostei, por achar fraco demais, ainda mais se comparando à outros da antologia.
A autora escreve em primeira pessoa informalmente, centrando-se nos pensamentos da protagonista, parecendo tentar dar à história um ar de comédia romântica. Ou seja, o que deveria ser divertido e descolado até poderia acontecer, se o texto não fosse morto pela gramática e revisão ruins.
Os ambientes não foram muito bem explorados, as descrições não são prazerosas e discordei de um detalhe que é justamente o charme que o mocinho vê na protagonista numa situação inusitada. Não posso comentar, pois seria spoiler.

Rambla de Mar é o próximo conto e novamente faz o nível literário do livro subir. Aline T. K. M. brinda o leitor com descrições agradáveis, levemente poéticas, narrativa gostosa. Um cenário bem utilizado, que traz belas imagens à mente do leitor, como fotografias.
História com boa estrutura e uma excelente finalização que deixa ao leitor o convite para diversas interpretações, não apenas sobre o final, mas também sobre todo o ocorrido entre o casal.
E a autora prova que palavras valem menos que gestos.

Em seguida vem o conto A Moeda, de R. Arthur Freire. A estrutura do conto é levemente confusa; possui uma introdução breve do jornalista explicando o que relatará; após a história em si, o conto é finalizado com uma citação sem retornar ao prefaciador.
Novamente, outro texto que necessita de uma revisão melhor.
Uma história cheia de devaneios, ideias e filosofias sobre o amor. A ideia da moeda é ótima, no entanto a surpresa de seu significado se perde em meio à discursos em excesso. Um conto mediano.

O décimo conto é Um Ano de Chuva de Alaor Rocha. Um conto interessante, melancólico e muito reflexivo. De forma sutil e simples consegue transmitir dúvidas e questões existenciais, enquadrando o amor nelas.
Gostei muito do texto bem planejado e que comove bastante o leitor ao término. Muito bom de uma forma geral.

Outro conto com chuva; Era Uma Chuva Miúda... de Alamanda. Embora seja um conto bem curto, possui uma introdução e três partes, que completam um ciclo. A estrutura é inteligente e ousada, mas aviso que para alguns leitores o início possa parecer confuso. Porém, ao término, que não demora, qualquer um perceberá a perspicácia da história de amor.

Entardecer, de Augusto Reis é o próximo; ótima história, não tenho nenhuma crítica a fazer além de elogiá-la. Ambientação, personagens e acontecimentos bem desenvolvidos e explorados. O autor consegue ser fino e hábil. Ao mesmo tempo em que é simples sua narrativa, consegue ser também arrebatadora.

O penúltimo conto talvez seja o mais tocante e belo da coletânea, com o protagonista mais sofredor. Embora o reencontro seja um pouco absurdo, não julgo as encruzilhadas da vida. Talvez se Ricardo Bianzoto tivesse escrito A Doença Que Afastou O Amor em formato de romance adulto, o resultado fosse ainda melhor. A correria das explicações seriam ótimas situações em acontecimentos mais lentos e detalhados. Sim, seria um bom livro se bem trabalhado.

Finalizando a obra vem o conto Toque-Me Em Silêncio de Agatha. Sem sobrenome?
Conto sensível e delicado. O amor se faz presente de forma singela, doce e discreta. Olhares e gestos comuns disfarçam a intensidade do carinho.
Bem escrito e ótima escolha para fechar bem o livro.

Minhas considerações finais são de que realmente o livro seguiu a proposta do concurso. Existem os mais diversos tipos de amores e relacionamentos, com finais felizes ou tristes. Todas as formas de amor entre duas pessoas foram expostas e respeitadas, incluindo as homossexuais. Toda a exposição é o lado amoroso, apaixonado e bonito, sem apelações sexuais, apenas sentimentais. Um bom livro.

Contos que mais gostei: A Jovem Italiana, Rambla de Mar, Um Ano de Chuva, Entardecer e A Doença Que Afastou O Amor.

O livro é uma cortesia da Alcantis e será sorteado num kit da editora no aniversário de primeiro ano do blogue 06/07/2012.

42 comentários

  1. Apesar dos meus gêneros favoritos serem terror e suspense, confesso que gosto de uma história de amor bem escrita. Sou um rapaz romântico e desta forma aprecio narrações poéticas.
    Legal saber que essa obra surgiu de um concurso exclusivo para autores iniciante. Isso reforça o caráter de divulgação das antologias. Não li nenhum livro da Lycia ainda, mas todo mundo comenta bastante sobre a qualidade do texto. Sim, seria legal provavelmente colocar algum site que os autores mantenham, pois ajuda ainda mais a divulgá-los. Por falar em erros de revisão...às vezes me pergunto como alguns erros, gritantes, passam em branco por revisão e olhe que tem casos que os livros são revisados por mais de uma pessoa. Parabéns pela resenha, Tatiana.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu resenhei Insanas e agora este. Sou bem eclética e gosto de livros de contos.
      Obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá. Sou Wellington S.O. Autor do livro. Nossa, há tempos aguardo alguma resenha do livro sair. Quem não gosta de ouvir onde errou e acertou? Grato pelos elogios, pela crítica também (é com ela que a gente cresce) e parabéns pelo maravilhoso trabalho da resenha e pelo blog incrível.
    Até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelos comentários. Saiba que como resenhista sou totalmente sincera e meu papel é de encorajar escritores nacionais, principalmente os iniciantes, por isso aponto os erros e acertos que encontrei no texto como leitora. Parabéns, pois você tem talento e é ótimo escritor. Você vai longe, invista. Beijos.

      Excluir
  3. Acredito que quando você se propõe a fazer uma resenha de um livro, primeiro deve medir as palavras. E se sua intenção é ajudar e contribuir para o crescimento de um novo autor parabéns, pois você esta fazendo um péssimo trabalho. Existe uma grande diferença entre uma critica construtiva e uma critica negativa. Suas criticas são ofensivas e não acrescenta nada para as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como postou em "Anônimo" acredito que seja ou amigo/parente de algum autor (ou o próprio autor) de algum conto que não gostei e critiquei. Em momento algum fui grosseira, e apontei as falhas encontradas em cada conto para justamente serem avaliadas pelo autor. E a resenha é a minha opinião crítica.às vezes pode ser ácida, mas jamais antiprofissional ou sem educação.
      Pode ter a certeza de que medi as palavras, li o livro devagar, com um caderno ao lado anotando cada ponto positivo e negativo de cada conto, antes de rascunhas e por fim, resenhar e postar.
      Um péssimo trabalho seria eu elogiar o que está ruim e assim, iludir o autor. Prefiro apontar o que está ruim, para ele (se quiser me ouvir) melhorar num próximo projeto.
      Nem sempre um conto ruim significa que um escritor é ruim.
      Preferia que eu elogiasse tudo, mesmo tendo vários erros e falhas? Eu seria falsa. E acredito ter sido bem educada.

      Excluir
    2. E outro detalhe: os próprios organizadores Roberto Laaf e Lycia Barros souberam compreender minhas críticas. Eles são muito profissionais!

      Excluir
  4. Olá Tati... Gostei da sua opinião, e o livro parece ser bem legal e interessante! E quanto a sua critica, achei objetiva e em nenhum momento você foi rude ou grossa. Você se expressou bem, passou o que sentiu no livro! E acho que se você não gostou de um conto, você deu sua opinião. E é claro que sempre tem uns que vem fazer gracinha, mas não ligue, você fez sua parte!

    Beijos, Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como tenho imenso carinho e respeito pelos organizadores, por ter aprovado e divulgado o CLEC 2011 e ser parceira da Alcantis, tentei ser profissional ao máximo e respeitei todo o livro. Fui muito sincera e essa resenha deu
      trabalho. Li o livro em apenas 1 dias, mas demorei 2 dias resenhando-o!
      Beijos.

      Excluir
    2. E mesmo com falhas e erros, recomendo o livro, só achei alguns contos ruins e outros excelente, ué. O livro será sorteado e tudo aqui no blogue!

      Excluir
  5. Tb não gostei muito das letras da capa, mais a imagem é linda lembra-me que necessito de férias, uhaahua
    Bem para ser um concurso deve ter ajudando muitos autores e saber que mesmo entre tão diferentes modos de escrita e contos vc gostou deve ser muito bom conhece-lo.
    Gosto de livros que não se apegam a regras de homofobia e tratam o amor como ele é puro e verdadeiro e não por sexo do individuou.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E justamente um dos contos, que demonstra o amor e carinho homossexual é um dos mais delicados e bonitos. :) Beijos.

      Excluir
  6. O livro não faz muito o meu gênero, sou mais pra literatura fantástica, sobrenatural..... mas gostei muito da sua resenha, "detalhando" cada conto, expondo os pontos altos e baixos, ajudando o leitor no que esperar do livro até que possamos tirar nossas próprias conclusões dele.
    É uma pena que nem todos nós sabemos respeitar a opinião dos outros.
    Adorei a capa do livro, só de olhar dá uma sensação de paz e acolhimento.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário. Também sou mais gêneros fantásticos, mas gosto de ler um pouco de tudo :) Beijos.

      Excluir
  7. Não sou uma grande admiradora de romances, mas de vez enquando é bom ler algo mais leve contando que não seja muito água com açucar hehehehehehe,me animou bastante em saber que são contos, pois eu adoro!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom de livro de contos é que sempre tem aqueles que fazem o livro valer a pena, mais ao gosto pessoal de cada leitor. Beijos.

      Excluir
  8. É sempre bom enaltecer os organizadores que incentivam os jovens escritores abrindo um concurso de contos. Muito bem colocado suas ponderações e isso não denigre a qualidade do livro e o seu objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em momento algum minha intenção é denegrir autor ou livro. Eu gostei do livro e do projeto e o apoio, tanto que o estou sorteando. Mas a partir do momento que os organizadores enviam o livro para mim e confiam e pedem opinião sincera, eu devo isso a eles, é minha obrigação.
      Este livro é de iniciantes e alguns contos poderiam mesmo ser melhorados. Como eu disse, nem sempre um conto ruim diz que o autor é ruim. Ele pode ser ótimo com outras histórias. Fora que ele pode crescer muito, afinal está começando. Ou ignorar a crítica e jogar pedras em quem não gostou do conto e continuar sem evoluir.
      Beijos.

      Excluir
  9. Interessante. Sua propaganda em cima dos livros da Alcantis está despertando cada vez mais meu interesse pela editora, embora você sempre frise as falhas no trabalho deles. Isso é bom, afinal, se souberem acolher críticas, o trabalho deles só terá a ganhar.

    Da Alcantis, só tenho o livro "Antes do 174". Ainda não o li, mas é fininho e parece ser legal. Resultado da promoção de Carnaval, que foi uma iniciativa muito bacana. Faz de novo do Natal, Alcantis! :D

    E, poxa, a Lycia! Conheço mais o trabalho dela e confio bastante. Certamente, há contos muito bons nessa antologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alcantis é uma editora pequena, porém maravilhosa e que mantém um ótimo relacionamento comigo. eles, na verdade, exigem sinceridade de minha parte quando enviam um livro para ser resenhado e sempre, SEMPRE acolhem muito bem as críticas e agradecem por eu dar minha opinião.
      Falhas estão sendo consertadas, tenho a certeza de que a Alcantis somente crescerá em qualidade. Uma editora que respeita o leitor, que eu admiro.
      Beijos.

      Excluir
  10. A capa é linda!!! A historia me parece ser bem interessante pois envolve muito romance....A narrativa deve envolver o leitor e emociona-lo!!!

    "O livro reúne contos que abordam questões como relacionamentos proibidos, paixão arrebatadora, destinos cruzados, entrega incondicional, mas também traz contos que discorrem sobre as oportunidades perdidas e os desdobramentos de um amor que não foi correspondido."

    Amei este trecho do livro :D
    Parabens pela resenha!! bjss...

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da história do livro e a capa arrasou mesmo!!

    Bjooos <3

    ResponderExcluir
  12. amooo livro de contos e adoooro romance então vou amar devorar as páginas desse livro :) @hype_nerd

    ResponderExcluir
  13. Como autora - sim, autora, a idéia era de que a mini biografia deixasse isso claro, mas aparentemente ela não foi publicada no livro - eu fico feliz que tenha lido o meu conto, Santuário, mesmo que no fim não tenha gostado tanto dele assim. Sobre o 'meloso', desculpe, preciso me defender hahahaha

    Eu meio que achava óbvio o relacionamento deles ser meio meloso porque, afinal, depois de tudo, casamento gay só foi aprovado recentemente e né, é preciso ter bolas e amar muito o companheiro ao ponto de decidir casar-se com ele quando isso não é algo visto com bons olhos por várias pessoas.

    Mas enfim, falei demais, hahaha
    Obrigada pela resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não saber se Ren é no feminino. Modificarei. Eu gostei do seu conto, mesmo meloso. Seu conto é bem escrito, detalhado, passa bem ao leitor o amor entre os dois. Pena você estar fazendo spoiler de seu próprio conto.
      Eu que agradeço ao comentário. Gosto quando os autores replicam minhas resenhas, ainda mais com educação. E desculpe novamente não saber que Ren é feminino, realmente a editora pecou em não publicar uma mini biografi sobre vocês no livro. Beijos.

      Excluir
    2. Preciso dizer: achei lindo o conto! =)

      Excluir
  14. Romance não é um dos meus gêneros de leitura favorito, mas vale por ser contos de novos autores nacionais. Achei a capa muito bonita. Parabéns pela resenha!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Como autora, fiquei muito feliz em ver que uma resenha foi elaborada tão detalhadamente. Essa foi uma oportunidade muito especial que a Ed. Alcantis (e a APED) concederam àqueles que nunca haviam publicado algo. É igualmente especial ler a opinião de alguém que não me conhece sobre meu conto. Noto que foi sensível ao cerne da história, pois sempre que escrevo algo tenho em mente o objetivo de levar o leitor a questionar a si mesmo sobre o tema. E mesmo que 'Amado Orgulho' não seja uma das minhas melhores produções, meu coração deu um 'salto' ao ver em sua opinião o sentimento que desejei transmitir com a história.
    Além disso, ainda, preciso destacar... É tão interessante encontrarmos opiniões diferentes acerca do mesmo texto, não é? Muitas das histórias que mais gostou, também gostei, mas algumas em especial – as minhas preferidas – não foram tão acolhidas por você. =) Eu realmente gosto disso. Valorizo as diferenças entre as opiniões, porque elas vêm em sua maioria das nossas próprias histórias de vida.
    Obrigada pela oportunidade de ler uma resenha crítica sobre a obra e por sua sinceridade.
    Abraços,
    Francine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico feliz em receber um comentário vindo de uma das autoras, que respeita as opiniões e diferenças de gostos entre leitores. É justamente isso que muitas pessoas não compreendem: que gosto é algo muito pessoal. E numa resenho, tentamos expor o porquê de termos gostado de determinado texto e desgostado de outro. Como "resenhista", se é que posso me considerar assim, não pretendo menosprezar ninguém, comento sobre todos os contos. Eu poderia comentar apenas os que me agradaram e ignorar os que não gostei, mas não, acho injusto com os autores, comento conto a conto. Fico muito feliz em ver que você, como autora respeitou minha opinião e compreende essas diferenças entre os gostos e que um autor pode ter um conto melhor que outro e nunca devemos julgar um autor por apenas um conto. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
    2. Escrevi "resenho" no lugar de "resenha" ali em cima ahaha

      Excluir
  16. Gosto de ler coisas novas, ideias que refrescam o mundo riquíssimo da literatura. Interessante sua colocação sobre a qualidade superior de uns autores sobre outros. E como deve ficar um tanto pesado ler cada um pra garimpar as preciosidades. Em todo caso, como conhecer uma novidade só pelas críticas e não se arriscar na leitura? Vale sim, pra mim. Agora, se não me prender em 10 páginas, aí largo o livro.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito da ideia de ajudar novos autores a se promover. Espero que com suas críticas os autores dos contos possam crescer profissionalmente, pois as críticas servem para isso mesmo. Gosto de contos, ainda mais quando são românticos. Não deixaria de ler esse livro por saber que tem pequenas falhas. Acho que toda leitura é válida, tudo é experiência.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito de livros de contos, uma antologia com novos autores é uma excelente oportunidade para que o leitor tenha um primeiro contato com diversos autores de uma só vez, claro que não podemos julgar a obra de um autor somente por uma pequena amostra como essa, mas já é possível ter contato com o estilo de escrita do autor e usar essa amostra como uma referência para futuras leituras, afinal não é possível ler todos os livros, selecionar é uma necessidade. As diferenças de nível entre os escritores já era de se esperar, pois é necessário um mínimo de contos para viabilizar a publicação mas a iniciativa é totalmente válida.

    ResponderExcluir
  19. bom n devemos julgar o livro pela capa, ou , pela nome dele ne rsrs,mas alem desta ótima resenha me falaram bem deste livro!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Tatiana.
    Como co-autor do livro, e também resenhista de um blog literário, acredito que a opinião sincera é a melhor forma de ajudar um autor, principalmente quando este está iniciando sua carreira literária. Sendo assim, não vejo uma forma melhor de falar sobre Equinócios de Amor e posso dizer que fiquei lisonjeado por tudo o que li – até mesmo pelos demais autores. São comentários assim que sempre me ajudam a continuar escrevendo e melhorando minha escrita, e com certeza isso acontece com outras pessoas.
    Para ser bem sincero, o processo de escrita deste conto foi bem diferente do que costumo fazer hoje em dia. O tempo e a experiência ajudaram a melhorar e não mais deixar alguns erros, como você encontrou nessa edição. Caso compare esse com os demais contos já publicados, certamente vai sentir a diferença.
    Acredito que trabalhar nessa história possa ser muito interessante, e como comentei no Skoob, não descarto a possibilidade de escrever um romance com a mesma essência. Vou sempre me lembrar, e usar de sua opinião daqui pra frente. Obrigado!

    Muito obrigado também pela resenha, por sua opinião e crítica. Fiquei muito feliz ao ver o conto entre os que você mais gostou. É algo que dificilmente será esquecido.

    Parabéns pelo blog e continue com esse trabalho tão bacana.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo, agradeço muito por ler a resenha, comentar e respeitar minha opinião. Seu conto é muito bom e tocante e com certeza você poderá escrever um excelente romance, imagino um drama comovente.
      Muito obrigada mesmo! Beijos e muito sucesso para você.

      Excluir
  21. Descobri essa resenha recentemente (foi a Helana do blog In the Sky que me enviou o link) e adorei, já que participo do livro com o conto Rambla de Mar.
    Achei a resenha muito coerente e cada ponto muito bem justificado. Confesso que fiquei toda boba de alegria ao ver que você gostou do meu conto! =) Barcelona é uma cidade linda e inspiradora mesmo!
    Beijão!
    Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, seu conto é um dos melhores do livro e certamente superior que o conjunto da obra. Parabéns e continue a escrever!! Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias