publicidade

Resenha: Amigas Para Sempre, de Kristin Hannah e Arqueiro

Amigas Para Sempre (Firefly Lane)
Firefly Lane - livro 1
Kristin Hannah - Pop Chic / Arqueiro
Tradução: Cássia Zanon
576 páginas - comprar na Amazon


Sinopse:
"Aos 14 anos, Tully Hart era linda, alegre e popular. O que ninguém imaginava era o sofrimento que ela vivia: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas, costumava desaparecer por longos períodos. 
Mas sua vida se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu Kate Mularkey. A garota era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully se sentir parte de sua família.
Ao longo de mais de trinta anos, Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos, enquanto Kate ensinou Tully a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena.
As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio, até que algo abalou a confiança entre elas.
Será possível perdoar uma traição da melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto curar."

Resenha:
Depois de ler A Grande Solidão (resenha), O Rouxinol (resenha), As Coisas que Fazemos por Amor (resenha), Tempos de Regresso (resenha) e, agora, Amigas Para Sempre, afirmo que é oficial: Kristin Hannah se tornou uma das minhas autoras preferidas! Ela já vendeu mais de quinze milhões de exemplares no mundo, de mais de vinte livros, e conquistou meu coração com tramas cativantes, personagens críveis e carismáticas, relações intensas, protagonismo feminino marcante e temas delicados abordados sempre de modo sensível.
Dramas familiares vívidos e amizades realistas, sempre com destaque às interações femininas, tão fortes, complexas e cheias de nuances, como poucas obras conseguem retratar. Com uma escrita penetrante e astuta, mas também agradável e despretensiosa, que conquista a variados gostos, a autora apresenta tramas inesquecíveis. Por vezes, viajando por anos ou décadas nas vidas das personagens, conquista, leva às lágrimas e arranca sorrisos, em uma mistura agridoce que representa tão bem a vida real.


Amigas Para Sempre (Firefly Lane, ou Alameda dos Vagalumes) foi originalmente publicado em 2008 e lançado no Brasil pela primeira vez em 2014 pela Editora Arqueiro. Em 2021, com a estreia de sua adaptação televisiva em dez episódios produzidos pela Netflix (assista aqui), a obra ganhou nova edição, que inclui uma sobrecapa do seriado estrelado por Katherine Heigl e Sarah Chalke, dentro da coleção Pop Chic. Os exemplares são um pouco menores que os de formato tradicional da Arqueiro, ou seja, enquanto os demais possuem 16 por 23 centímetros, os "Pop Chics" têm 12,8 por 19,8 centímetros. São maiores que o formatos pocket/de bolso, que encontramos no mercado brasileiro. O livro possui ótimo acabamento, com orelhas, papel amareladinho e diagramação habitual e agradável. Esta foi minha primeira leitura no formato econômico, e sinceramente adorei o fato do exemplar ser mais leve e prático de segurar e carregar. A tradução continua sendo de Cassia Zanon e toda a produção é impecável, incluindo a revisão. Um exemplar foi enviado pela Arqueiro ao blog para resenha.


Em 1974, Kate é uma adolescente ingênua e ajuizada com dificuldade de fazer amigos, mas com uma família presente e normal. Tully tem a mesma idade, mas é muito descolada e livre, além de linda, porém com problemas familiares. Personalidades quase que opostas e estilos de vida bem diferentes se encontram para criar uma ligação intensa. As duas amigas se tornam o suporte uma da outra. Com essa união elas se sentem imbatíveis. A dinâmica entre elas é o foco, mesmo quando os anos se passam e Kate e Tully seguem caminhos diferentes.
Por mais que mil coisas aconteçam em suas vidas, mesmo errando ou acertando e aprendendo (ou não), têm suas personalidades bastante definidas. Incrível como as personagens são tão bem desenvolvidas, mas sem mudanças bruscas em suas essências. Elas se adaptam às respectivas realidades, porém não perdem as principais características. De melhores amigas adolescentes inseparáveis a verdadeiras almas gêmeas unidas para sempre.
E apesar de terem estilos, personalidades e atitudes tão distintas, elas se complementam, se amam, se respeitam e o melhor: apoiam uma à outra. Esta é a verdadeira lição: mesmo que a sociedade estimule as mulheres a serem rivais, a competirem e a se invejarem, a amizade verdadeira entre elas deveria ser baseada na sororidade, empatia e apoio incondicional. Quem tem uma amizade assim sabe que o mundo pode estar todo contra você, porém jamais sentirá solidão ou medo. É assim que são Tully e Kate: Elas contra o mundo.


E seguindo este ponto, surge o questionamento de como embora todos sofram pressão social, as mulheres são mais cobradas, taxadas e avaliadas que os homens. Se desejam uma carreira de sucesso e uma profissão como meta de vida no lugar de casamento e filhos, são vistas como frias, solitárias e inferiores em relação as que são mães. Se o oposto acontece, a mulher que opta por priorizar a família também não é vista como completa, sempre apontada como frustrada ou incapaz. E quando a mulher equilibra todos estes papéis, de mãe, esposa e profissional, a sociedade nunca está satisfeita e sempre enxerga problemas e fraquezas, além da falta de apoio geral. Uma mulher sofre muito para ser respeitada por suas capacidades e defeitos. Os sentimentos, anseios e tentativas de buscar a felicidade são mais complexas, com maior obstáculos e mais dificuldades psicológicas.
Tully prioriza a carreira e Kate a família e embora sejam ambas excelentes no que fazem (e, claro, imperfeitas, pois ninguém é perfeito), nenhuma sente ter sucesso. E ainda que por muitos momentos uma deseje trocar de vida com a outra ou ter as mesmas conquistas ou características, elas se apoiam incondicionalmente.


Além da trama central da amizade entre duas meninas que amadurecem e se tornam mulheres adultas de meia idade, este é um convite para flutuar por trinta anos, crescendo junto a elas. Roupas, penteados, produtos, livros, programas de TV, revistas, comportamento, música... Sinta o que adolescentes suburbanas do noroeste pacífico dos EUA durante os anos 1970 experimentavam, acompanhe o que jovens da década de 1980 faziam e consumiam... e o que adultos das décadas de 1990 e início do milênio vivenciavam. É um passeio incrível, de nostalgia aos mais velhos e de descoberta aos mais jovens. De qualquer forma, é um trabalho muito bem feito por parte da autora. Prepare-se para ter o smartphone por perto, para pesquisar as citações e referências, tanto de personalidades como de moda, ou as variadas localidades da trama, como a vista de Seatle da praia de Rockaway, a Universidade de Washington ou a travessia de balsa de Seatle para Bainbridge, e ainda, as incontáveis músicas. Para facilitar ao menos na trilha sonora, ao término desta postagem deixei uma playlist do Spotify, com as canções do livro (incluindo de artistas apenas citados) e com tudo que toca na série da Netflix.
Apesar de tantas referências, é uma leitura atemporal, com temas sociais e femininos pertinentes envolvendo maternidade, sexualidade, carreira, relacionamentos e a liberdade de ser quem se deseja, e não quem a sociedade impõe.


Para mim, leitura perfeita e favoritada. Cada vez que leio um livro de Kristin Hannah, parece que encontro um novo preferido. Todos inesquecíveis que se tornam queridinhos da minha estante. Este é meu problema de ler Kristin Hannah: termino e entro em ressaca literária, onde parece que não vou me conectar tão bem com o próximo livro.
O Rouxinol se passa na França durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto A Grande Solidão tem o Alasca do final da década de 1970 e início dos anos 1980 como cenário. Ambos são maravilhosos e poderosos. Tempo de Regresso se passa nos Estados Unidos e é mais contemporâneo, mas transcorre por duas décadas, e também é muito marcante. Com Amigas Para Sempre o desenrolar dura pouco mais de trinta anos, começando em 1974, com uma trilha sonora de tirar o fôlego e muitas referências culturais, tornando a obra ainda mais envolvente, fazendo quem lê se sentir ainda mais em sintonia com o enredo. Me diverti, me emocionei e... chorei. Como sempre, a autora me toca profundamente, como raros autores o fazem. Com o passar do tempo tem sido mais difícil me comover verdadeiramente com livros, então Kristin Hannah tem poder sobre mim, de mexer pessoalmente comigo, de me fazer pensar em mim e nas mulheres da minha vida, das meninas e mulheres ao meu redor, que contribuíram ou contribuem para minha pessoa.
"Tullyekate" faz pensar na verdadeira amizade, aquela que tempo e espaço não abalam e que brigas e problemas não podem separar. Mesmo distantes, os sentimentos jamais diminuem. Amor, carinho, respeito e companheirismo são tão enraizados que nada nem ninguém os corta. Amizade para sempre, de verdade. Eu tenho uma amiga assim e é um dos tesouros da minha vida.
A Arqueiro disponibiliza um trecho do livro para degustação.


Amigas Para Sempre é um livro completo, porém há uma sequência: Por Toda a Eternidade (não leia a sinopse sem terminar o primeiro!), publicado pela Novo Conceito em 2014. Torço muito para que a Arqueiro o lance na coleção Pop Chic!
O mais recente livro de Kristin Hannah, The Four Winds (Os Quatro Ventos, tradução literal) foi publicado nos Estados Unidos em fevereiro de 2021. Quem lê em inglês e não consegue esperar, pode comprar o e-book aqui, mas a Editora Arqueiro o publicará no Brasil, ainda sem data definida. Se passa em 1934, no Texas, e traz a história de uma mulher enfrentando a Grande Depressão que precisa tomar decisões importantes. O livro foi best-seller instantâneo nos Estados Unidos, em primeiro lugar pelo New York Times, USA Today, Wallstreet Journal e Indie!

A autora:
Kristin Hannah é autora de mais de 20 livros que já venderam mais de 15 milhões de exemplares no mundo. Ela largou a advocacia para se dedicar à sua grande paixão: escrever. Tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí.
Site | Facebook | Instagram

Outros livros de Kristin Hannah: A Grande SolidãoO RouxinolTempo de RegressoAs Coisas que Fazemos por AmorAs Cores da VidaO Caminho para Casa, Quando Você VoltarO Lago MísticoJardim de Inverno (disponível no Kindle Unlimited!) e Por Toda a Eternidade.



Playlist de Amigas Para Sempre / Firefly Lane:

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias