publicidade

Resenha: Lições Inesperadas Sobre o Amor, de Lucy Dillon e Arqueiro

Lições Inesperadas Sobre o Amor (Unexpected Lessons in Love)
Coleção Romances de Hoje
Lucy Dillon - Arqueiro
Tradução: Alessandra Esteche
336 páginas - comprar na Amazon


Sinopse:
Jeannie sempre sonhou com uma grande paixão, e agora finalmente está vivendo um romance avassalador com Dan, um jovem veterinário. Depois de menos de um ano de namoro, ele a pede em casamento durante um fim de semana romântico em Nova York.
Os meses de noivado voam e de repente ela se vê no carro a caminho do casamento. Tudo parece perfeito e mágico demais para ser verdade. Mas ela não consegue afastar do peito a sensação sufocante de que está tomando a decisão errada.
Jeannie tem uma última chance de voltar atrás. Porém, quando decide agarrá-la, um golpe do destino joga tudo o que ela conhece pelos ares.
Com o futuro parecendo incerto e sombrio, Jeannie mergulha uma jornada de autodescoberta e constata que, para amar totalmente outra pessoa, primeiro precisamos aprender a ouvir nossos próprios desejos e necessidades.

Resenha:
A Editora Arqueiro publica a coleção perfeita para fãs de romances contemporâneos e comédias românticas, com protagonistas que lidam com obstáculos do cotidiano para alcançar felicidade e sucesso. A coleção Romances de Hoje possui livros leves com tramas cheias de humor, empoderamento e inspiração. São obras de leitura independente, mas por possuírem estas características, são lançadas com o mesmo selinho, próprio para quem deseja aquecer o coração com livros feitos para alegrar seu dia. Estou adorando a coleção e li seis dos dez livros já publicados. Já posso me considerar fã da coleção? O que mais gosto destes livros é que eles me fazem esquecer de todos os problemas (pessoais ou dos noticiários) e me fazer relaxar. Outra coisa que adoro é o estilo britânico presente nestas histórias, tanto no humor como na teia de personagens coadjuvantes.
Os exemplares são supercharmosos e de design delicado, impressos em papel amarelado, com orelhas e formato tradicional da Arqueiro. Este livro é uma cortesia da editora para o blog.


Para se juntar ao time formado pelas autoras Jenny Colgan, Lucy Diamond e Jill Mansell, chega a também inglesa Lucy Dillon, com seu best-seller do Sunday Times, publicado originalmente em 2019 e lançado no Brasil pela Arqueiro em 2021: Lições Inesperadas Sobre o Amor (Unexpected Lessons in Love), com tradução de Alessandra Esteche. O livro é indicado pelas autoras consagradas no gênero Sophie Kinsella (Os Delírios de Consumo de Becky Bloom) e Jojo Moyes (Como Eu Era Antes de Você).

Na trama, Jeannie vive um amor digno das mais belas comédias românticas de Hollywood ou dos livros românticos que arrancam suspiros. E o que deveria ser um sonho quase realizado, visto que é um passo para seu "felizes para sempre", é o começo de uma angústia. Literalmente a caminho do altar trajando o belíssimo vestido de noiva que a deixa com a aparência de uma princesa, Jeannie tem dúvidas sobre seu amor por Daniel, um lindo, charmoso e competente jovem veterinário, e não sabe se quer realmente assumir um compromisso tão sério como casamento.


No entanto, um fato inesperado adia a concretização e celebração do casamento, dando mais tempo para que ela reflita profundamente sobre o que realmente deve decidir. O problema é que ela se sente culpada por vários motivos: o imprevisto foi causado por ela (ela tem certeza!), a família e os amigos estão tão felizes que não sabe como contrariá-los (quanto mais ela conhece a família de Daniel, pior se sente), seu noivo precisa dela mais do que nunca (casar é isso, não é? Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença...) e desperdiçar um homem perfeito como ele seria um pecado (o cara não tem defeitos e está apaixonado, o sonho de quase toda mulher heterorromântica). Mas o que fazer quando seus instintos e coração vão ao oposto da razão e planos traçados?
As reflexões acerca do iminente casamento trazem à tona outras questões pessoais e profissionais, fazendo com que a protagonista reavalie toda a sua vida, repense em todos os sonhos e vontades, imagine decisões bem diferentes das antes planejadas e procure por outros caminhos para sua felicidade.


A escrita é muito agradável. A trama tinha potencial para um desenvolvimento caprichado, porém ele é mediano. São vários itens interessantes, especialmente ligados ao núcleo secundário, repleto de personagens interessantes, que poderiam ter tido maior destaque. Acredito que o livro poderia ter tido mais subtramas ligadas às outras questões da protagonista. Isso existe, mas é tão interessante e infelizmente acaba apresentando um desenrolar superficial. Era tudo muito promissor. Não é ruim, apenas insuficiente.
Jeannie se envolve com um centro de resgates de cães e os cachorros roubam a cena, assim como todos os envolvidos no trabalho de proteção e resgate. É um núcleo empolgante que merecia maior importância, porém, desconfio, ao pesquisar sobre os outros oito livros publicados em inglês pela autora, que este seja um elemento sempre (ou quase sempre) presente em suas tramas. Então, se é assim, abordar e conscientizar sobre adotar no lugar de comprar e destacar a importância da proteção e resgate em todos os livros, deve ser uma característica discreta. Se é um item presente em todas as obras, precisa ser coadjuvante e não o centro, para não sobrecarregar e cansar o público, visto que quem lê um e gostar vai desejar ler todos da autora. A mensagem sobre adoção, uma questão tão pertinente, é ótima.


Outra parte muito boa do enredo é a carreira de Jeannie
. Suas tentativas profissionais demonstram ingenuidade e falta de autoestima e ela começa a enxergar e a tentar mudar isso. Seria melhor se a trama focasse mais neste desenvolvimento, pois adoro quando protagonistas encaram autodescobertas profissionais, especialmente quando envolvem o talento para algo (ou este surgimento).

Portanto, embora o livro não foque no lado romântico, no questionamento de casar ou não, e as outras questões sejam excelentes, a trama não consegue se desagarrar do "com quem a protagonista vai ficar, será que sozinha?". E o maior problema é que este conflito não é tão atraente quanto os demais e coadjuvantes. O andamento é lento, arrastado e a sensação é que alguma surpresa vai acontecer, mas há apenas uma no desfecho, e esta é totalmente previsível. A evolução do relacionamento romântico não empolga e sua falta não seria sentida, pois o interesse romântico (se é que possa ser chamado assim) não é interessante e a situação me pareceu forçada.
Concluindo: personagens e itens de enredo muito promissores e superinteressantes, mas uso fraco destes elementos.


Um dos segmentos bem executados é a percepção de que Jeannie não conhece bem o noivo. Ao descobrir que além de conhecer poucos familiares (e ainda assim superficialmente), nenhum amigo e quase nada sobre a carreira de Daniel, ela começa a compreender porque não basta se apaixonar intensamente para desejar se casar com alguém. Durante este momento delicado de adiamento do casamento, ela finalmente conhece Daniel. Histórias cômicas com os amigos, aventuras da adolescência, conflitos familiares — Jeannie não sabia nada a respeito da vida de Daniel. Isso não o faz menos interessante, pelo contrário, o transforma mais em realidade que "príncipe encantado". Será que chegar a este ponto, é um alerta de que pouco se conhecem e não devem se casar ou é a prova de que é assim que as coisas deveriam acontecer para enfim finalmente uní-los? Ela o conhece agora, nestas semanas, mais do que em todos os meses de relacionamento, mas será que devem se casar?



O amor pode ser medido, comparado? Mais que a dúvida sobre se casar ou não, esta é uma história sobre a culpa de não amar a outra pessoa de forma suficiente, como acha que deveria. Corresponder às expectativas não apenas do seu par, mas dos amigos e familiares, pode ser uma obrigação pesada e o casamento não deveria começar assim.
É um livro sobre descobertas sentimentais, sobre as várias nuances do amor, não apenas o romântico, e como amar as pessoas, a si mesmo, a vida e todas as belezas dela. Sobre autoconhecimento e a consolidação da coragem para buscar a felicidade e não ter medo de tentar fazer o que gosta, mesmo que seja arriscado, imprevisível ou incomum. É perceber os problemas das pessoas ao redor e ajudá-las, porém também a notar quando é o momento de pensar em si.


Histórias leves e divertidas envolvendo autodescoberta são sempre bem-vindas, mas nem sempre inovam, mas aqui há o fator fofura canina! Filhotinhos, mamães resgatadas e idosinhos, ou seja, os cachorros mais graciosos e encantadores precisando de ajuda e carinho, respondendo em agradecimento da melhor forma possível, pois nada mais comovente que um pet resgatado em eterna gratidão aos humanos que os ajudaram.
Quem busca por uma leitura rápida e fácil, com temas importantes desenvolvidos de forma leve, com cachorrinhos em cena, Lições Inesperadas Sobre o Amor é uma boa dica. Embora tenha sido superficial em alguns pontos para mim, tive horas muito relaxantes de leitura, ainda mais que buscava sair de uma ressaca literária e o livro foi perfeito para este momento.


A autora:
Lucy Dillon foi criada em Cúmbria, um condado do norte da Inglaterra. Leu vários livros na Universidade de Cambridge, depois um monte de revistas como assessora de imprensa em Londres, e aí leu os manuscritos de outras pessoas como editora de ficção. 
Atualmente mora em um vilarejo nos arredores de Hereford com o marido e os dois cachorros, um Border terrier e um Otterhound.
Seus livros 100 Pedaços de Mim e Lost Dogs and Lonely Hearts foram premiados pela Associação de Romancistas Românticos (RNA) como melhores do ano em 2015 e 2010.

Todos os livros da coleção Romances de Hoje da Editora Arqueiro:


Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias