publicidade

Especial Halloween #02: Filmes Sessão da Tarde / Cinema em Casa

Comemorando a época do Halloween, planejei uma série de postagens especiais para outubro. A primeira foi voltada aos e-books, com dicas de livros clássicos disponíveis no catálogo Kindle Unlimited. Embora o blog seja sobre livros e quadrinhos, decidi recomendar outras coisas interessantes para o Dia das Bruxas. Que tal uma lista de filmes ao estilo "Sessão da Tarde", com sugestões de produções das décadas de 1980 e 1990?


A maioria é composta por filmes para distrair, não assustar. Estes são comédias, infantis e aventura, com temática de Halloween, com bruxas, monstros, fantasmas, vampiros, lobisomens e outros. Algumas produções podem até ser duvidosas, mas é uma seleção para homenagear a geração "locadora" e que assistia Sessão da Tarde (Globo) e Cinema em Casa (SBT) na mesma época.
No entanto, o Cinema em Casa exibia muitos filmes considerados impróprios para o horário, recebendo multas. Por isso, quem era criança na década de 1990 assistiu a muitos destes filmes à tarde. Coloquei alguns na lista, porque o público gostava. Eles são mais puxados para o horror.


Prepare a pipoca e divirta-se (rindo ou levando susto):



Creepshow: Arrepio do Medo (Creepshow)
Ano: 1982
Direção: George Romero
Produção: Richard P. Rubinstein
Elenco principal: Hal Holbrook, Adrienne Barbeau, Fritz Weaver, Leslie Nielsen, Carrie Nye, E. G. Marshalle Viveca Lindfors

Na noite de Halloween, o pai de Billy joga fora sua HQ de terror intitulada Creepshow. Então são mostradas as histórias presentes no quadrinho: Dia dos Pais, A Morte Solitária de Jordy Verril, Indo com a Maré, A Caixa e Vingança Barata.

Observação: Duas das cinco histórias são baseadas em contos de Stephen King (Weeds ou The Lonesome Death of Jordy Verrill / A Morte Solitária de Jordy Verril, 1976; The Crate / A Caixa; 1979). A continuação é Creepshow 2 (1987). foi adaptado em HQ.



Christine, o Carro Assassino (Christine)
Ano: 1983
Direção: John Carpenter
Produção: Richard Kobritz
Elenco principal: Keith Gordon, John Stockwell e Alexandra Paul

Um adolescente solitário vítima de bullying compra um Plymouth Fury vintage chamado Christine, mas coisas estranhas acontecem com ele e outros ao redor levantando a questão sobre o carro ter vontade própria.

Observação: Adaptação do livro Christine, de Stephen King.



A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street)
Ano: 1984
Direção: Wes Craven
Produção: Robert Shaye
Elenco principal: John Saxon, Ronee Blakley, Heather Langenkamp, Nick Corri, Johnny Depp e Robert Englund

Em Springwood, Ohio, um grupo de jovens é aterrorizado em seus pesadelos pela entidade de um psicopata assassino de crianças conhecido como Freddy Krueger.

Observação: Gerou uma franquia de filmes, série de televisão e um encontro com outra franquia: Sexta-Feira 13. A continuação é A Hora do Pesadelo 2: a Vingança de Freddy (1985).



Gremlins
Ano: 1984
Direção: Joe Dante
Produção: Michael Finnell
Elenco principal: Zach Galligan, Judge Reinhold, Dick Miller, Corey Feldman e Phoebe Cates

Homem compra para o filho um Mogwai, um simpático bichinho peludo. A criatura tem 3 regras que não podem ser quebradas: nunca coloque-o diante de luz forte; nunca molhe-o; e a regra mais importante: não importa o quanto ele suplique, nunca o alimente após a meia-noite."

Observação: A continuação é Gremlins 2: a Nova turma (1990).



Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters)
Ano: 1984
Direção e produção: Ivan Reitman
Elenco principal: Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Sigourney Weaver, Ernie Hudson, Rick Moranis e Annie Potts

Três professores universitários de parapsicologia desempregados fundam uma empresa especializada em aparições sobrenaturais. Capturam um fantasma e com a fama repentina, contratam um quarto membro.

Observação: A continuação é Os Caça-Fantasmas II (1989). Em 2016 o filme ganhou um remake (As Caça-Fantasmas) estrelado por Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones.



A Volta dos Mortos-Vivos (The Return of the Living Dead)
Ano: 1985
Direção: Dan O'Bannon
Produção: Tom Fox
Elenco principal: Clu Gulager, James Karen, Don Calfa, 
Thom Mathews e Beverly Randolph

Dois homens liberam um gás de um experimento militar secreto. Como consequência, o produto reanima mortos, provocando uma epidemia de zumbis.

Observação: A continuação é A Volta dos Mortos-Vivos II (1988).



A Hora do Espanto (Fright Night)
Ano: 1985
Direção: Tom Holland
Produção:
Elenco principal: Chris Sarandon, William Ragsdale, Roddy McDowall, Amanda Bearse, Jonathan Stark ,Dorothy Fielding, Stephen Geoffreys e Art Evans

Adolescente viciado em programas de terror acredita que seus novos vampiros sejam vampiros, portanto pede auxílio de um pretenso caçador de vampiros.

Observação: Continua em Hora do Espanto II (1988).



O Garoto do Futuro (Teen Wolf)
Ano: 1985
Direção: Rod Daniel
Produção: Mark Levinson, Scott M. Rosenfelt, George W. Perkins, Thomas Coleman e Michael Rosenblatt
Elenco principal: Michael J. Fox, James Hampton, Susan Ursitti, Jerry Levine, Mark Arnold e Scott Paulin

Scott é um adolescente que integra o péssimo time de basquete da escola. Até notar mudanças em seu corpo e descobrir que descende de uma linhagem de lobisomens.

Observação: Em 2011 foi feita uma série baseada no filme. Disponível na Netflix.



Os Garotos Perdidos (The Lost Boys)
Ano: 1987
Direção: Joel Schumacher
Produção: Harvey Bernhard
Elenco principal: Dianne Wiest, Jason Patric, Corey Haim, Corey Feldman, Jami Gertz, Kiefer Sutherland e Alex Winter

Dois adolescentes se mudam com a mãe recém-divorciada do Phoenix, Arizona, para a casa do avô, em Santa Carla, Califórnia, onde encontram uma gangue de vampiros, assim como caçadores de vampiros.




Brinquedo Assassino (Child's Play)
Ano: 1988
Direção: Tom Holland
Produção: David Kirschner
Elenco principal: Catherine Hicks, Chris Sarandon, Alex Vincente e Brad Dourif

Uma mulher compra para o filho um boneco sem saber que ele é amaldiçoado por um assassino em série morto dentro de uma loja de brinquedos.

Observação: A continuação é Brinquedo Assassino 2 (1990) e um remake foi feito em 2019.



Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice)
Ano: 1988
Direção: Tim Burton
Produção: Michael Bender e Richard Hashimoto
Elenco principal: Alec Baldwin, Geena Davis, Winona Ryder, Michael Keaton, Catherine O'Hara e Jeffrey Jones

Mortos num acidente, um casal fica preso em casa de campo como fantasmas, até uma família comprar o imóvel. O casal fantasma tenta expulsá-los e pede ajuda a uma "assombração" mais experiente.: Besourossuco.

Observação: Se tornou uma série animada de sucesso de 1989 até 1991.



Convenção das Bruxas (The Witches)
Ano: 1990
Direção: Nicolas Roeg
Produção: Jim Henson, Mark Shivas e Dusty Symonds
Elenco principal: Anjelica Huston, Mai Zetterling, Rowan Atkinson, Bill Paterson e Brenda Blethyn.
Inspirado no livro As Bruxas, de Roald Dahl.

Um menino de 10 anos é levado à Inglaterra por sua avó após a morte dos pais. Ao chegarem ao hotel, descobre que um encontro de bruxas acontecendo no local, com planos para transformar as crianças do mundo em ratos."

Observação: Um remake sob direção de Robert Zemeckis, e produção de Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro será lançado em 2021. A protagonista é Anne Hathaway e o elenco conta com Octavia Spencer, Stanley Tucci e Chris Rock.



Edward, Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands)
Ano: 1990
Direção: Tim Burton
Produção: Denise Di Novi
Elenco principal: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Anthony Michael Hall, Vincent Price e Alan Arkin

Edward foi criado por um inventor, que faleceu sem terminá-lo. O jovem mora sozinho com enormes lâminas no lugar das mãos. A vendedora Pegg vai até a mansão de Edward e decide levá-lo para passar um tempo em sua casa."



Elvira, a Rainha das Trevas (Elvira, Mistress of the Dark)
Ano: 1990
Direção: James Signorelli
Produção: Tim Burton e Denise Di Novi
Elenco principal: Cassandra Peterson, W. Morgan Sheppard, Daniel Greene, Jeff Conaway, Susan Kellerman e Edie McClurg

A apresentadora de programas de terror Elvira recebe uma mansão como herança da tia-avó. Mas a cidadezinha conservadora onde fica o imóvel não está preparada para a chegada da gótica sexy.

Observação: A continuação é As Loucas Aventuras de Elvira (2001).



A Família Addams (The Addams Family)
Ano: 1991
Direção: Barry Sonnenfeld
Produção: Scott Rudin
Elenco principal: Anjelica Huston, Raúl Juliá, Christopher Lloyd, Christina Ricci, Dan Hedaya, Elizabeth Wilson, Jimmy Workman, Carel Struycken, Judith Malina e Dana Ivey

Um homem surge na casa dos Addams alegando ser o irmão desaparecido de Gomez Addams, porém logo a família é despejada e percebe uma conspiração que visa roubar sua fortuna.

Observação: Surgiu como uma série de televisão na década de 1960, embora as personagens tenham sido criadas por Charles Addams nos anos 1930. Também teve séries animadas pela Hanna-Barbera. A continuação é A Família Addams II (1993).



Buffy, a Caça-Vampiros (Buffy, the Vampire Slayer)
Ano: 1992
Direção: Fran Rubel Kuzui
Produção:
Elenco Principal: Kristy Swanson, Donald Sutherland, Paul Reubens, Rutger Hauere e Luke Perry

Buffy, uma líder de torcida de Ensino Médio, descobre que seu destino é ser caçadora de vampiros e logo inicia o treinamento com um tutor, enfrentando as ameaças, até encarar um vampiro muito perigoso.

Observação: Buffy foi criada por Joss Whedon. O filme originou a aclamada e homônima série de TV protagonizada por Sarah Michelle Gellar. Em seguida, se  tornou franquia de HQs e livros, para então ganhar a série spin-off Angel, estrelada por David Boreanaz.



Abracadabra (Hocus Pocus)
Ano: 1993
Direção: Kenny Ortega
Produção: Steven Haft e David Kirschner
Elenco principal: Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy, Thora Birch e Omri Katz

Após se mudar para Salem, o adolescente Max, sua irmã sua amiga exploram uma casa abandonada. Ele libera acidentalmente um grupo de bruxas más que residiam no local.



O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas)
Ano: 1993
Direção: Henry Selick
Produção: Tim Burton e Denise Di Novi
Elenco principal: Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey e Glenn Shadix

Jack Esqueleto é o destaque das comemorações do Dia das Bruxas na Cidade do Halloween, um mundo povoado por cidadãos monstros. Insatisfeito com a rotina,  encontra portais para outros mundos e se encanta com a Cidade do Natal.



Gasparzinho (Casper)
Ano: 1995
Direção: Brad Silberling
Produção: Colin Wilson, Steven Spielberg, Gerald R. Molen e Jeffrey A. Montgomery
Elenco principal: Christina Ricci, Bill Pullman, Cathy Moriarty e Eric Idle

Milionária contrata um terapeuta de fantasmas para exorcizar uma mansão assombrada. O fantasma bonzinho faz amizade com a filha do terapeuta.

Observação: Gasparzinho foi criado em 1939 por Seymour Reit e Joe Oriolo para um livro infantil e se tornou astro de desenhos animados e histórias em quadrinhos a partir da década de 1940. A continuação é Casper Meets Wendy (1998).



Jovens Bruxas (The Craft)
Ano: 1996
Direção: Andrew Fleming
Produção: Douglas Wick
Elenco principal: Robin Tunney, Fairuza Balk, Neve Campbell, Rachel True, Skeet Ulrich e Assumpta Serna

Sarah, uma adolescente que se muda de São Francisco para Los Angeles, faz amizade com três garotas (Nancy, Bonnie e Rochelle) que lhe ensinam bruxaria. Quanto mais se aprofundam na magia com intenções negativas, mais experimentam sorte e colocam maldições seus inimigos.



Espero que tenha gostado das dicas oriundas das exibições da década de 1990 da Sessão da Tarde e do Cinema em Casa. Se você é jovem e não viveu essa época, gosta de filmes antigos? E quem pegou esses filmes na TV aberta, tem outro filme desses programas com clima de Halloween que você recomenda? Aguarde pela próxima postagem...

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como pedidos de ebooks ilegais.
Sua opinião é muito importante!
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Parcerias