publicidade

Especial Halloween #06: Séries disponíveis em streaming + dicas de leitura



É cada vez mais comum assinar ao menos uma plataforma de streaming, para assim ser possível assistir o que quiser e quando quiser, com a facilidade de um clique. Dentre as opções mais populares, Netflix, Prime Video, Globoplay e HBO GO, selecionei séries para o Halloween. São produções de suspense, terror e sobrenatural para variados gostos! Como complemento, tem leitura recomendada para quem se interessar por cada série. Muitas são baseadas em livros ou histórias em quadrinhos ou possuem leitura complementar.




A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House)
Disponível em: Netflix
Produção: Netflix / Amblin Television / Paramount Television
Criação: Mike Flanagan - inspirada no livro de Shirley Jackson
Início: 2019
Nº de temporadas: 1
Status: finalizada. Continua em A Maldição da Mansão (inspirada no livro A Volta do Parafuso, de Henry James)

Cinco irmãos cresceram na mansão Hill, uma casa assombrada. Agora adultos, retornam ao antigo lar e são forçados a confrontar os fantasmas do passado, após o suicídio da irmã mais nova.

Leitura relacionada: A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson, considerada a rainha do terror, é o livro no qual a série A Maldição da Residência Hill se inspirou. Publicado no Brasil pela Editora Suma. A segunda temporada se inspirou em outro livro: A Volta do Parafuso, de Henry James (disponível no Kindle Unlimited). Outros indicados: Sempre Vivemos no Castelo, também de Shirley Jackson, e A Torre do Terror, de Jennifer McMahon.





American Horror Story - AHS
Disponível em: Prime Video, Globo Play
Produção: FX
Criação: Ryan Murphy e Brad Falchuk
Início: 2011
Nº de temporadas: 9
Status: em andamento

Cada temporada possui uma trama diferente, os títulos são: Murder House, Asylum, Coven, Freak Show, Hotel, Roanoke, Cult, Apocalypse e 1984.

Leitura recomendada: como cada temporada é antológica, o correto seria uma indicação de livros para cada uma. Separei os seguintes: Hex, de Thomas Olde HeuveltA Casa Assombrada, de John BoyneO Iluminado, de Stephen King,  Asylum, de Madeleine RouxFilme Noturno, de Marisha Pessl, Algo Sinistro Vem Aí, de Ray Bradbury e Na Escuridão da Mente, de Paul Tremblay.





O Mundo Sombrio de Sabrina (Chilling Adventures of Sabrina)
Disponível em: Netflix
Produção: Netflix / Warner Bros. Television
Criação: Roberto Aguirre-Sacasa - baseada nas histórias em quadrinhos Chilling Adventures of Sabrina, de Archie Comics
Início: 2018
Nº de temporadas: 2 (em 4 partes)
Status: cancelada

Sabrina Spellman é uma adolescente metade-humana e metade-bruxa, que inicia sua educação em magia e paralelamente tenta ter uma vida de estudante comum.

Leitura recomendada: Sabrina Spellman é uma personagem da Archie Comics e o selo de histórias em quadrinhos da Novo Século, a Geektopia, está publicando a série atual. O primeiro volume de O Mundo Sombrio de Sabrina, por Roberto Aguirre-Sacasa e Robert Hack.





Stranger Things
Disponível em: Netflix
Produção: Netflix
Criação: the Duff Brothers
Início: 2016
Nº de temporadas: 3
Status: em andamento

Na cidade fictícia Hawkins, no início dos anos 1980, o caminho de quatro pré-adolescentes se cruza com o de uma menina cobaia de um laboratório secreto.

Leitura recomendada: Dois livros complementares à série da Netflix foram publicados pela Editora Intrínseca: Raízes do Mal, de Gwenda Bond, onde mostra-se o passado da mãe da Eleven, e Cidade nas Trevas, de Adam Christopher, traz mais de Jim Hooper. Dentre as histórias em quadrinhos, algumas foram publicadas aqui pela Panini Comics Brasil: O Outro Lado, de Jody Houser, Stefano Martino, Keith Champagne, Lauren Affe e Nate Piekos, conta o que aconteceu com Will Byers no Mundo Invertido, e Seis, de Jody Houser, Edgar Salazar, Keith Champagne, Marissa Louise e Nate Piekos, com a história de outras crianças e adolescentes no laboratório Hawkins.




Supernatural
Disponível em: Prime Video, Globoplay
Produção: Warner Bros. Television / Kripke Enterprises / Wonderland Sound and Vision / The CW
Criação: Eric Kripke
Início: 2005
Nº de temporadas: 15
Status: em andamento

Os irmãos Winchester viajam pelos Estados Unidos investigando e combatendo eventos paranormais e outras ocorrências inexplicáveis, muitas delas baseadas em lendas urbanas americanas e folclore.

Leitura recomendada: A editora Gryphus Geek publicou alguns livros da coleção Supernatural! Feito de Carne, de Tim WaggonerCoração de Dragão, de Keith R. A. Decandio, O Diário de John Winchester, de Alex Irvine (disponível no Kindle Unlimited), O Guia de Caça de Bobby Singer, de David ReedNunca Mais, de Keith R. A. DecandioGuerra dos Filhos, de David Reed e Fogo Gelado, de John Passarella.




The Walking Dead
Disponível em: Prime Video, Netflix e Globoplay
Produção: Idiot Box Productions / Circle of Confusion / Skybound Entertainment / Valhalla Entertainment / AMC Studios
Criação: baseada nas histórias em quadrinhos de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard
Início: 2010
Nº de temporadas: 10
Status: em andamento

O vice-xerife Rick Grimes acorda do coma, descobre que o mundo foi devastado por zumbis e acaba chefiando um grupo de sobreviventes.

Leitura recomendada: A série televisiva foi baseada na série em quadrinhos, mas são versões diferentes. No entanto, a série de livros escrita por Jay Bonansinga se passa no mesmo universo da TV, começando pelo passado do Governador e alcançando a jornada de Lilly Caul. Os livros são: A Ascensão do Governador, O Caminho para Woodbury, A Queda do Governador: Parte 1, A Queda do Governador: Parte 2, Declínio, Invasão, Busca e Destruição e Retorno para Woodbury. Se assina Kindle Unlimited, os cincos primeiros livros da série estão disponíveis no catálogo.






Castle Rock
Disponível em: Starzplay
Produção: Hulu / Warner Bros. Television
Criação: Sam Shaw e Dustin Thomason - baseado na cidade fictícia Castle Rock, cenários de vários livros de Stephen King
Início: 2018
Nº de temporadas: 2
Status: em andamento

Embora interligadas, cada temporada possui uma trama inspirada e apoiada na criação de Stephen King, com referências, east-eggs e ligações.

Leitura recomendada: Livros do Stephen King com tramas que se passam em Castle Rock ou estão relacionadas à cidade ou série: Quatro Estações, Trocas Macabras, A Metade Sombria, A Zona MortaCujo, It: a Coisa e Tripulação de Esqueletos. Embora o Kingverso não seja muito coeso ou intensamente interligado, vale a pena conhecer estas histórias incríveis.





Lovecraft Country
Disponível em: HBO GO
Produção: Monkeypaw Productions / Bad Robot Productions / Warner Bros. Television
Criação: Misha Green - baseado no livro Território Lovecraft, de Matt Ruff
Início: 2020
Nº de temporadas: 1
Status: em andamento

Nos anos 1950, um jovem negro viaja pelos segregados Estados Unidos em busca de seu pai desaparecido, descobrindo segredos obscuros que assolam uma cidade.

Leitura recomendada: o livro que originou a série foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, primeiramente com uma edição exclusiva no clube de assinatura Intrínsecos e depois nas lojas e livrarias. Território Lovecraft. Outra dica de leitura é A Balada do Black Tom, de Victor LaValle.





Penny Dreadful
Disponível em: Globoplay
Produção: Showtime / Sky Atlantic
Criação: John Logan
Início: 2014
Nº de temporadas: 3
Status: finalizada

A história se passa na londres vitoriana e conta com personagens clássicos da literatura que se misturam à narrativa dos protagonistas.

Leitura recomendada: A série possui personagens famosos da literatura presentes em clássicos como Frankenstein, de Mary Shelley, Drácula, de Bram StokerO Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, dentre outros livros e lendas urbanas. Todos possuem edições disponíveis no Kindle Unlimited!





Safe
Disponível em: Netflix
Produção: Canal+ / C8 / Netflix
Criação: Harlan Coben
Início: 2018
Nº de temporadas: 1
Status: finalizada

O viúvo Tom cria suas duas filhas em uma bela comunidade fechada, até que sua filha mais velha desaparece a caminho de uma festa e ele se aprofunda nos segredos da vizinhança ao procurar por ela.

Leitura recomendada: Harlan Coben é um dos principais autores de literatura policial e suspense, e tem várias obras adaptadas para TV, cinema e streaming. Embora Safe seja um roteiro exclusivo para a série, caso goste de assisti-la, experimente algum dos best-sellers do mestre das noites em claro, como o escritor é chamado. São repletos de investigações e mistério: Custe o que Custar, Apenas um Olhar, Não Conte a Ninguém, Confie em mim, Seis Anos Depois, dentre outros.


Separe a pipoca, seu streaming favorito e divirta-se! Talvez seja bom deixar uma luz acesa à noite...
Ah! Aceito dicas nos comentários!


Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias