publicidade

Especial Halloween #06: Séries disponíveis em streaming + dicas de leitura



É cada vez mais comum assinar ao menos uma plataforma de streaming, para assim ser possível assistir o que quiser e quando quiser, com a facilidade de um clique. Dentre as opções mais populares, Netflix, Prime Video, Globoplay e HBO GO, selecionei séries para o Halloween. São produções de suspense, terror e sobrenatural para variados gostos! Como complemento, tem leitura recomendada para quem se interessar por cada série. Muitas são baseadas em livros ou histórias em quadrinhos ou possuem leitura complementar.




A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House)
Disponível em: Netflix
Produção: Netflix / Amblin Television / Paramount Television
Criação: Mike Flanagan - inspirada no livro de Shirley Jackson
Início: 2019
Nº de temporadas: 1
Status: finalizada. Continua em A Maldição da Mansão (inspirada no livro A Volta do Parafuso, de Henry James)

Cinco irmãos cresceram na mansão Hill, uma casa assombrada. Agora adultos, retornam ao antigo lar e são forçados a confrontar os fantasmas do passado, após o suicídio da irmã mais nova.

Leitura relacionada: A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson, considerada a rainha do terror, é o livro no qual a série A Maldição da Residência Hill se inspirou. Publicado no Brasil pela Editora Suma. A segunda temporada se inspirou em outro livro: A Volta do Parafuso, de Henry James (disponível no Kindle Unlimited). Outros indicados: Sempre Vivemos no Castelo, também de Shirley Jackson, e A Torre do Terror, de Jennifer McMahon.





American Horror Story - AHS
Disponível em: Prime Video, Globo Play
Produção: FX
Criação: Ryan Murphy e Brad Falchuk
Início: 2011
Nº de temporadas: 9
Status: em andamento

Cada temporada possui uma trama diferente, os títulos são: Murder House, Asylum, Coven, Freak Show, Hotel, Roanoke, Cult, Apocalypse e 1984.

Leitura recomendada: como cada temporada é antológica, o correto seria uma indicação de livros para cada uma. Separei os seguintes: Hex, de Thomas Olde HeuveltA Casa Assombrada, de John BoyneO Iluminado, de Stephen King,  Asylum, de Madeleine RouxFilme Noturno, de Marisha Pessl, Algo Sinistro Vem Aí, de Ray Bradbury e Na Escuridão da Mente, de Paul Tremblay.





O Mundo Sombrio de Sabrina (Chilling Adventures of Sabrina)
Disponível em: Netflix
Produção: Netflix / Warner Bros. Television
Criação: Roberto Aguirre-Sacasa - baseada nas histórias em quadrinhos Chilling Adventures of Sabrina, de Archie Comics
Início: 2018
Nº de temporadas: 2 (em 4 partes)
Status: cancelada

Sabrina Spellman é uma adolescente metade-humana e metade-bruxa, que inicia sua educação em magia e paralelamente tenta ter uma vida de estudante comum.

Leitura recomendada: Sabrina Spellman é uma personagem da Archie Comics e o selo de histórias em quadrinhos da Novo Século, a Geektopia, está publicando a série atual. O primeiro volume de O Mundo Sombrio de Sabrina, por Roberto Aguirre-Sacasa e Robert Hack.





Stranger Things
Disponível em: Netflix
Produção: Netflix
Criação: the Duff Brothers
Início: 2016
Nº de temporadas: 3
Status: em andamento

Na cidade fictícia Hawkins, no início dos anos 1980, o caminho de quatro pré-adolescentes se cruza com o de uma menina cobaia de um laboratório secreto.

Leitura recomendada: Dois livros complementares à série da Netflix foram publicados pela Editora Intrínseca: Raízes do Mal, de Gwenda Bond, onde mostra-se o passado da mãe da Eleven, e Cidade nas Trevas, de Adam Christopher, traz mais de Jim Hooper. Dentre as histórias em quadrinhos, algumas foram publicadas aqui pela Panini Comics Brasil: O Outro Lado, de Jody Houser, Stefano Martino, Keith Champagne, Lauren Affe e Nate Piekos, conta o que aconteceu com Will Byers no Mundo Invertido, e Seis, de Jody Houser, Edgar Salazar, Keith Champagne, Marissa Louise e Nate Piekos, com a história de outras crianças e adolescentes no laboratório Hawkins.




Supernatural
Disponível em: Prime Video, Globoplay
Produção: Warner Bros. Television / Kripke Enterprises / Wonderland Sound and Vision / The CW
Criação: Eric Kripke
Início: 2005
Nº de temporadas: 15
Status: em andamento

Os irmãos Winchester viajam pelos Estados Unidos investigando e combatendo eventos paranormais e outras ocorrências inexplicáveis, muitas delas baseadas em lendas urbanas americanas e folclore.

Leitura recomendada: A editora Gryphus Geek publicou alguns livros da coleção Supernatural! Feito de Carne, de Tim WaggonerCoração de Dragão, de Keith R. A. Decandio, O Diário de John Winchester, de Alex Irvine (disponível no Kindle Unlimited), O Guia de Caça de Bobby Singer, de David ReedNunca Mais, de Keith R. A. DecandioGuerra dos Filhos, de David Reed e Fogo Gelado, de John Passarella.




The Walking Dead
Disponível em: Prime Video, Netflix e Globoplay
Produção: Idiot Box Productions / Circle of Confusion / Skybound Entertainment / Valhalla Entertainment / AMC Studios
Criação: baseada nas histórias em quadrinhos de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard
Início: 2010
Nº de temporadas: 10
Status: em andamento

O vice-xerife Rick Grimes acorda do coma, descobre que o mundo foi devastado por zumbis e acaba chefiando um grupo de sobreviventes.

Leitura recomendada: A série televisiva foi baseada na série em quadrinhos, mas são versões diferentes. No entanto, a série de livros escrita por Jay Bonansinga se passa no mesmo universo da TV, começando pelo passado do Governador e alcançando a jornada de Lilly Caul. Os livros são: A Ascensão do Governador, O Caminho para Woodbury, A Queda do Governador: Parte 1, A Queda do Governador: Parte 2, Declínio, Invasão, Busca e Destruição e Retorno para Woodbury. Se assina Kindle Unlimited, os cincos primeiros livros da série estão disponíveis no catálogo.






Castle Rock
Disponível em: Starzplay
Produção: Hulu / Warner Bros. Television
Criação: Sam Shaw e Dustin Thomason - baseado na cidade fictícia Castle Rock, cenários de vários livros de Stephen King
Início: 2018
Nº de temporadas: 2
Status: em andamento

Embora interligadas, cada temporada possui uma trama inspirada e apoiada na criação de Stephen King, com referências, east-eggs e ligações.

Leitura recomendada: Livros do Stephen King com tramas que se passam em Castle Rock ou estão relacionadas à cidade ou série: Quatro Estações, Trocas Macabras, A Metade Sombria, A Zona MortaCujo, It: a Coisa e Tripulação de Esqueletos. Embora o Kingverso não seja muito coeso ou intensamente interligado, vale a pena conhecer estas histórias incríveis.





Lovecraft Country
Disponível em: HBO GO
Produção: Monkeypaw Productions / Bad Robot Productions / Warner Bros. Television
Criação: Misha Green - baseado no livro Território Lovecraft, de Matt Ruff
Início: 2020
Nº de temporadas: 1
Status: em andamento

Nos anos 1950, um jovem negro viaja pelos segregados Estados Unidos em busca de seu pai desaparecido, descobrindo segredos obscuros que assolam uma cidade.

Leitura recomendada: o livro que originou a série foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, primeiramente com uma edição exclusiva no clube de assinatura Intrínsecos e depois nas lojas e livrarias. Território Lovecraft. Outra dica de leitura é A Balada do Black Tom, de Victor LaValle.





Penny Dreadful
Disponível em: Globoplay
Produção: Showtime / Sky Atlantic
Criação: John Logan
Início: 2014
Nº de temporadas: 3
Status: finalizada

A história se passa na londres vitoriana e conta com personagens clássicos da literatura que se misturam à narrativa dos protagonistas.

Leitura recomendada: A série possui personagens famosos da literatura presentes em clássicos como Frankenstein, de Mary Shelley, Drácula, de Bram StokerO Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, dentre outros livros e lendas urbanas. Todos possuem edições disponíveis no Kindle Unlimited!





Safe
Disponível em: Netflix
Produção: Canal+ / C8 / Netflix
Criação: Harlan Coben
Início: 2018
Nº de temporadas: 1
Status: finalizada

O viúvo Tom cria suas duas filhas em uma bela comunidade fechada, até que sua filha mais velha desaparece a caminho de uma festa e ele se aprofunda nos segredos da vizinhança ao procurar por ela.

Leitura recomendada: Harlan Coben é um dos principais autores de literatura policial e suspense, e tem várias obras adaptadas para TV, cinema e streaming. Embora Safe seja um roteiro exclusivo para a série, caso goste de assisti-la, experimente algum dos best-sellers do mestre das noites em claro, como o escritor é chamado. São repletos de investigações e mistério: Custe o que Custar, Apenas um Olhar, Não Conte a Ninguém, Confie em mim, Seis Anos Depois, dentre outros.


Separe a pipoca, seu streaming favorito e divirta-se! Talvez seja bom deixar uma luz acesa à noite...
Ah! Aceito dicas nos comentários!


Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como pedidos de ebooks ilegais.
Sua opinião é muito importante!
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Parcerias