publicidade

Especial Halloween #05: Dicas de Leitura - Livros assustadores

Espero que esteja curtindo as postagens especiais deste Halloween, como as dicas de leitura com obras clássicas e antologias nacionais, ambos posts com e-books disponíveis no Kindle Unlimited. Também tem dicas nostálgicas de filmes tipo "Sessão da Tarde" para quem adora um clássico de TV e animações curtas clássicas da Disney para já ir se preparando para assistir no Disney Plus. Nem todas as postagens são para dar medo, algumas são para divertir. Mas Halloween sem medo e susto não está completo.



Portanto, aqui vai uma seleção essencial de livros de terror para todo fã ler. Livros assustadores para uma estante digna de Halloween!
Aproveite para aumentar sua wishlist arrepiante com esta lista de romances de horror, suspense e sobrenatural. Seja mais gótico, ou puxando mais para a fantasia ou tentando ser verossímil, cuidado com fantasmas, vampiros, demônios... porém, acima de tudo, com os monstros que habitam em nós!


Quase todas as obras desta postagem já originaram filmes ou séries, com direito a remakes e continuações. Confira:


O Exorcista
William Peter Blatty - HarperCollins Brasil
Tradução: Carolina Caires Coelho

"Um clássico do terror com mais de 13 milhões de exemplares vendidos.
Uma obra que mudou a cultura pop para sempre, O Exorcista é o livro que deu origem ao maior filme de terror do século XX. Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna do combate entre o sagrado e o profano, em um dos romances mais macabros já escritos. O mal assume várias formas. Seja com monstros, fantasmas ou demônios, tanto a literatura quanto o cinema sempre foram bem-sucedidos em representar a essência do nosso lado mais reprovável.
O Exorcista, no entanto, conseguiu superar qualquer outra obra do gênero. Inspirado no caso real do exorcismo de um adolescente, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz que sofre com inesperadas mudanças no comportamento da filha de 11 anos, Regan. Quando todos os esforços da ciência para descobrir o que há de errado com a menina falham e uma personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja para tentar livrar a filha do que parece ser um raro caso de possessão. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan e ao mesmo tempo tentar restabelecer a própria fé, abalada desde a morte da mãe.
Neste livro, Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: a corrupção de uma alma inocente. A menina Regan é, ao mesmo tempo, o mal e sua vítima. Ela recebe a pena e a revolta de leitores e espectadores em doses equivalentes e, mesmo quarenta anos depois, seu sofrimento e o abismo entre o que ela era e o que se torna continuam nos atormentando a cada página, a cada cena. Um clássico do terror que se mantém atual como somente os grandes nomes do gênero poderiam criar, O exorcista não se trata apenas de uma simples história sobre o bem contra o mal, ou sobre Deus contra o Demônio, mas também sobre a renovação da fé."



O Bebê de Rosemary
Ira Levin - Amarilys
Tradução: não divulgada
Publicado anteriormente como A Semente do Diabo.

"Rosemary Woodhouse e seu marido Guy, um ator que luta para se firmar na carreira, mudam-se para um dos endereços mais disputados de Nova York, o Bramford, um edifício antigo de ares vitorianos, habitado em sua maioria por moradores idosos e célebre por uma reputação algo macabra de incidentes misteriosos ao longo da história. Sem demora, os novos vizinhos, Roman e Minnie Castevet, vêm dar boas-vindas aos Woodhouse. Apesar das reservas de Rosemary com relação a seus hábitos excêntricos e aos barulhos estranhos que ouve à noite, o casal idoso logo passa a ser uma presença constante em suas vidas, especialmente na de Guy. Tudo parece ir de vento em popa. Guy consegue um ótimo papel na Broadway, e novas oportunidades não param de surgir para ele. Rosemary engravida, e os Castevets passam a tratá-la com atenção especial. Mas, à medida que a gestação evolui e parece deixá-la mais frágil, Rosemary começa a suspeitar que as coisas não são o que parecem ser...
Em 1969, O bebê de Rosemary, fenômeno aclamado por público e crítica, foi adaptado para o cinema em uma produção que se tornou um clássico do terror, estrelada por Mia Farrow e Roman Polanski. Em 2014, a força da história sinistra de Rosemary e seu bebê chegou à TV americana, em uma elogiada minissérie estrelada por Zoe Saldana."



A Profecia
David Seltzer - Pipoca e Nanquim
Tradução: Alexande Callari

"E se o anticristo estivesse entre nós? E se ele fosse uma criança e fosse o seu filho? É com enorme orgulho que a editora Pipoca e Nanquim traz de volta A Profecia, obra que é considerada por muitos críticos como uma das três mais importantes da literatura moderna de terror, junto de O Bebê de Rosemary e O Exorcista. Escrito em 1976 por David Seltzer, um mago de Hollywood que trabalhou como roteirista, diretor e produtor, o livro fala sobre o surgimento do Anticristo no mundo de hoje, tomado por guerras, conflitos raciais, turbulências políticas, desigualdades sociais e pragas. Assim que foi publicado, tornou-se um bestseller e meses depois foi adaptado para filme, com direção de Richard Donner (Superman: o Filme, Os Goonies) e protagonizado pelo astro Gregory Peck (Moby Dick, O Sol é para Todos). Após décadas sem ser publicado no Brasil, A Profecia agora retorna numa edição caprichada e luxuosa, com capa dura, verniz localizado e 280 páginas em papel pólen soft."



Amityville
Jan Anson - DarkSide Books
Tradução: Eduardo Alves
Publicado anteriormente como Horror em Amityville.

"Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa.
Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos. Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975 e o começo de janeiro de 1976, Amityville é um dos livros mais aguardados pelos leitores da Caveirinha. Por isso mesmo, muito mais do que dar apenas aquela demão de tinta, a DarkSide Books vai fazer uma reforma completa na casa, apresentando a sombria construção em detalhes, do quarto secreto no porão às verdadeiras manchas nas portas e nas paredes escondidas pelas tintas do tempo — tudo exatamente como aconteceu, com todos as entidades e vozes que habitaram o sótão, o porão e demais cômodos da casa —, em uma edição assustadora e com o cuidado quase sobrenatural da editora mais dark do Brasil.
Adaptada várias vezes para o cinema e contando também com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é amplamente conhecida e é considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular."



A Assombração da Casa da Colina
Shirley Jackson - Suma
Tradução: débora Landsberg

"A melhor história de casa assombrada de todos os tempos é agora a inspiração de uma série original Netflix. Considerada a rainha do terror por mestres como Stephen King e Neil Gaiman, Shirley Jackson cria uma obra perturbadora sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural.
Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade ― e a vida ― de todos está em risco.
“Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham. A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho.”
“A história de casa mal-assombrada mais próxima da perfeição que eu já li.” ― Stephen King."



O Iluminado
Stephen King - Suma
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Continuação: Doutor Sono

"“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King.
Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos."



Nosferatu
Joe Hill - HarperCollins Brasil
Tradução: não divulgada pela editora

"Victoria McQueen tem um talento especial para achar coisas. Ao atravessar de bicicleta uma ponte perto de casa, ela consegue ir a qualquer lugar do mundo para encontrar o que procura, seja uma pulseira es¬condida, uma foto desaparecida ou até mesmo respostas para perguntas indecifráveis. Porém, após uma briga com a mãe, Vic vai até a ponte do Atalho e acaba encontrando Charles Manx. Manx é um homem de aparência assustadora que, em seu velho Rolls-Royce, leva crianças à Terra do Natal — um lugar mágico onde todos os dias é Natal e é proibido ser infeliz. Ele tenta capturar Vic, mas a jovem consegue fugir.
Anos depois, já adulta, ela busca superar os traumas do passado ao lado de seu filho, Bruce. Vic foi a única que conseguiu escapar das garras de Manx, e ele não se esqueceu disso. Charles não vai descansar até ter sua vingança. Agora, ele está dirigindo pelas ruas mais uma vez em busca de um novo passageiro: o filho de Vic.
Uma história assombrosa e aterrorizante que resgata a tradição dos grandes épicos de terror sobrenatural e consolida Joe Hill como um dos maiores escritores atuais do gênero."



O Mau Nosso de Cada Dia
Donald Ray Pollock - DarkSide Books
Tradução: Paulo Raviere

"Em uma cidade esquecida no interior de Ohio, a esposa de Willard Russell está à beira da morte, não importa o quanto ele beba, reze ou faça sacrifícios e oferendas. Com o passar dos anos, seu filho Arvin, uma criança negligenciada, torna-se um homem frio e cruel. Em torno deles, circula um nefasto e peculiar grupo de moradores ― um insano casal de assassinos em série, um pastor que come aranhas e um xerife corrupto ―, todos entrelaçados numa viciante narrativa da mais corajosa e sombria lavra americana. Donald Ray Pollock constrói, com maestria, uma trama hiper-violenta, ambientada no pós-Segunda Guerra, repleta de personagens desagradáveis em um cenário devastador, cruéis o suficiente para cometerem crimes com a casualidade de quem troca de roupa. Mas isso não é tudo. Há muito mais por trás das manchas de sangue, da avareza e da mesquinharia: o desespero e as limitações de uma cidade pequena, a frustração de seus habitantes, a síntese de quem não equilibra luz e sombra dentro de si. O autor elabora uma narrativa tensa e profundamente perturbadora em seu primeiro romance. Pollock se insere na linhagem dos grandes contadores de histórias da América, como John Steinbeck e seu realismo, William Faulkner e Flannery O’ Connor e o magistral gótico sulista e Cormac McCarthy e seu visceral Onde os Velhos Não Têm Vez.
Uma produção original Netflix, a adaptação cinematográfica do livro conta com direção do brasileiro Antonio Campos (Afterschool e The Sinner), produção do ator Jake Gyllenhaal e um elenco cheio de estrelas: Sebastian Stan (Capitão América), Tom Holland (Homem-Aranha), Robert Pattinson (Crepúsculo), Bill Skarsgard (It: A Coisa), Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) e Eliza Scanlen (Objetos Cortantes). Se você é apaixonado por histórias sombrias e sinistras, O Mal Nosso de Cada Dia é o som e a fúria da nova literatura. Feche os olhos e comece a rezar."



Algo Sinistro Vem por Aí
Ray Bradbury - Bertrand Brasil
Tradução: Jorge Luiz Calife

"Relançamento com capa nova do clássico de um dos mestres da ficção científica e do horror. Um parque de diversões itinerante chega a uma pacata cidade do meio-oeste dos Estados Unidos. No entanto, sob tendas e luzes coloridas esconde-se algo ameaçador: um paraíso infernal. Envoltos pelas intrigantes atrações, os espectadores passam por transformações assustadoras que poderão mudar suas vidas de maneira diabólica. Ávidos por aventura, os amigos de infância Jim Nightshade e William Halloway mergulham nesse curioso circo de horrores para descobrir o que há por trás das atrações. Após se depararem com uma caravana do mal, a dupla tem de desvendar o pesado custo dos desejos... e a fábrica dos seus piores pesadelos."



Eu Sou a Lenda
Richard Matheson - Aleph
Tradução: Delfin

"O livro Eu sou a Lenda, do romancista norte-americano Richard Matheson, é uma das mais importantes obras do horror e da ficção científica, originalmente lançada em 1954 e deu origem a três adaptações para o cinema. O clássico, que influenciou a obra de grandes mestres do horror como Stephen King e George A. Romero, recebeu uma edição especial em capa dura e alguns extras: uma entrevista concedida por Matheson na qual ele fala sobre as influências e as adaptações do romance para o cinema e uma crítica do professor Mathias Classen, da Universidade de Aarhus, Dinamarca, analisando as questões bioculturais do romance. A obra de Matheson – um dos principais autores do século XX – modificou o modo de fazer filmes e livros de horror atualmente. O uso da ciência, como a medicina e a biologia, para explicar o surgimento dos vampiros, utilizada em Eu Sou a Lenda, oferece ao público um viés mais realista e possível, diferente de grandes nomes do gênero como H. P. Lovecraft, que tem suas raízes no sobrenatural. Sua influência é tão grande, que, mesmo com a obra citando somente vampiros, ela formou o imaginário do que seria um apocalipse zumbi.
A história se passa em um futuro não muito distante, quando todo o mundo é assolado por uma impiedosa praga. Homens, mulheres e até crianças são transformados em monstros carnívoros, e é nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, que Robert Neville se torna o último homem na Terra e passa os dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo e são. Mas os infectados espreitam pelas sombras, prontos para acabar com o último bastião da humanidade."



Entrevista com o Vampiro
Anne Rice - Rocco
Tradução: Clarice Lispector
Primeiro da coleção/série As Crônicas Vampirescas.

"Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat figura apaixonante que terminará ao longo da série arrebatando multidões como cantor de rock.´― Quer dizer que ele sugou o seu sangue? – perguntou o rapaz.― Sim o vampiro sorriu. É assim que se faz.´Louis esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros continua a contar a história desde o início:´― Escute mantenha os olhos abertos – murmurou Lestat com os lábios encostados em meu pescoço.― Lembro-me que o movimento de seus lábios arrepiou todos os cabelos de meu corpo enviando uma corrente de sensações através de meu corpo que não me pareceu muito diferente do prazer da paixão...´É um mundo de uma fantasia impressionante um mundo gótico romântico esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete talvez mesmo cúmplice."



O Outro
Thomas Tryon - Escotilha / Novo Século
Tradução: Giu Alonso
Publicado anteriormente como Os Gêmeos.

"Holland e Niles Perry são gêmeos idênticos de 13 anos. Eles vivem de maneira assustadoramente próxima – quase o suficiente para ler os pensamentos um do outro –, mas não poderiam ser mais diferentes. Um é ousado e travesso, a típica má influência; o outro é doce e gentil, o tipo de garoto que é o orgulho dos pais. Em meio à morte do sr. Perry e a decorrente reclusão da mãe, a fazenda do tradicional clã passa a ser o cenário perfeito para as brincadeiras dos gêmeos, que se tornam cada vez mais sinistras e macabras.
Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, este best-seller de Thomas Tryon é um misterioso exame da escuridão que habita todos nós. A impecável recriação da vida pacata de uma cidade americana nos anos de 1930, que lentamente é tomada por uma nuvem de terror, e o manejo hábil do psicológico das personagens da história o levaram a obter aclamações tanto do público quanto da crítica, o que acabou por alçá-lo a uma das obras mais influentes do gênero.
Deu origem ao filme A Inocente Face do Terror."



Ghost Story
Peter Straub - DarkSide Books
Tradução: Regiane Winarski
Publicado anteriormente como Os Mortos-Vivos

"Na pacata cidadezinha de Milburn, nos Estados Unidos, a Sociedade Chowder ― formada por um grupo de quatro velhos amigos ― se reúne todo mês para contar histórias em encontros regados a bebidas e charutos. Algumas são verdadeiras, outras inventadas... mas todas elas têm algo em comum: são terrivelmente assustadoras. Um passatempo simples para conferir um pouco de diversão a suas vidas monótonas. Mas uma história chega para mostrar suas garras no presente e assombrá-los. Algo que eles fizeram muito tempo atrás. Um erro grotesco. Um acidente terrível. Agora, pesadelos fazem com que eles inevitavelmente sejam atraídos pelo sobrenatural. E não demora muito para que eles percebam que ninguém pode enterrar o passado para sempre…
É com o coração assombrado por fantasmas que a DarkSide® apresenta o clássico Ghost Story, uma das histórias sobrenaturais mais surpreendentes já escritas ― e uma das mais aguardadas pelos leitores que caminham de mãos dadas com a Caveira desde o início.
Peter Straub se tornou um dos autores de horror mais prolíficos e aclamados de todos os tempos, com inúmeros romances, contos, poemas e novelas publicadas. Entre os leitores notáveis de seu trabalho encontra-se Stephen King, também amigo pessoal e parceiro criativo em obras como O Talismã e A Casa Negra. Ghost Story chega para os leitores no timing perfeito para virar a leitura favorita de Halloween. O padrão de qualidade é o que você já conhece: uma edição de colecionador, feita de fã para fã, para assombração nenhuma colocar defeito. Preparado para encarar os fantasmas desta história?"



A Noite das Bruxas
Agatha Christie - L&PM

"Era a vez da viúva Rowena Drake ser a anfitriã da tradicional festa de Halloween do vilarejo. Durante os preparativos, Joyce, uma irrequieta menina de treze anos, gaba-se por já ter testemunhado um assassinato. Ninguém lhe dá ouvidos e tudo transcorre bem em meio a brincadeiras do dia das bruxas, até que um crime interrompe a diversão. Hercule Poirot prepara-se para uma noite entediante quando é surpreendido por uma ligação aflita de sua velha amiga e escritora de livros policiais Ariadne Oliver, convicta de que só ele poderia desvendar esse mistério antes que um novo crime aconteça... Publicado em 1969, A noite das bruxas é um romance da maturidade de Agatha Christie e uma das últimas obras escritas pela Rainha do Crime."



O Silêncio dos Inocentes
Thomas Harris - Editora Record
Tradução: Antonio Gonçalves Penna

"Nova edição do livro que inspirou o clássico do cinema vencedor de cinco estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.
Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar ao sanguinário assassino, a jovem agente do FBI, Clarice Starling, interroga o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata é perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas pelo Dr. Lecter, Clarice envolve-se em uma teia mortífera surpreendente e assustadora. Adaptado para o cinema com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis principais, o filme foi premiado com cinco estatuetas do Oscar. Ao lado de Dragão Vermelho, Hannibal e Hannibal: a origem do mal, ele completa a série de livros protagonizada pelo Dr. Lecter que deu origem à série de televisão Hannibal."

Já teve coragem para ler algum destes?



Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias