publicidade

23 de abril: Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


Hoje é dia mundial do objeto preferido de nós, Leitores Viciados: o livro. Objeto não, amigo de toda e qualquer hora, companheiro sempre presente!


A história do dia de hoje:


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, na Espanha.
A data começou a ser celebrada em 07 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 06 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
Passou a valer a partir de 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare*, dramaturgo inglês.
Outros autores também faleceram ou nasceram nesse dia: Garcilaso de la Vega, Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

A UNESCO oficializou o dia para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais.

*No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.


Fonte: Wikipedia.

2 comentários

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Parcerias