publicidade

Contos de Imaginação e Mistério, Edgar Allan Poe, Editora Tordesilhas

Contos de Imaginação e Mistério
Edgar Allan Poe - Editora Tordesilhas
Ilustração: Harry Clarke
Tradução: Cássio de Arantes Leite
424 páginas - Ano: 2012 - R$59,90
Edição de luxo, ilustrada, com capa dura e sobrecapa.


Sinopse:
"Em 1919 a editora londrina George G. Harrap & Co. lançou uma antologia de contos de Edgar Allan Poe, que àquela altura já era reconhecido como o pai das histórias de suspense e mistério. A edição, porém, não se limitava a reproduzir as narrativas: luxuosa, ela foi ilustrada pelo irlandês Harry Clarke (1889-1931). É exatamente essa edição que o selo Tordesilhas lança no Brasil, mas com um precioso acréscimo: prefácio de Charles Baudelaire (1821-1867), primeiro tradutor de Poe para o francês e a reconhecer a genialidade do escritor norte-americano.
Contos de imaginação e mistério chega às livrarias brasileiras junto com o lançamento do filme O corvo (The Raven), dirigido por James McTeigue e estrelado por John Cusack (no papel de Poe, que é acusado de ser um serial killer que executa suas vítimas conforme o enredo dos contos). O livro apresenta 22 magníficas histórias de suspense, repletas de cenários lúgubres, clima sobrenatural e de horror.
No livro, narrativas célebres como “Os assassinatos na Rue Morgue” (sobre o mistério do brutal assassinato de duas mulheres em Paris, investigado e solucionado pelo detetive Dupin), “O poço e o pêndulo” (sobre um herege preso e torturado pela Inquisição) e “A queda da casa Usher” (o narrador, hóspede da lúgubre mansão, descreve a melancólica estranha decadência de uma família) estão ao lado de outras menos conhecidas ou citadas, mas nem por isso menos brilhantes: “Os fatos no caso do sr. Valdemar” (no qual o protagonista permanece hipnotizado enquanto morre, podendo assim “assistir” à própria morte), “Silêncio: uma fábula” (longo diálogo entre o demônio e o narrador) e “Leonizando” (narrativa de viés absurdo, em que a personagem e obcecada pelo estudo do nariz). São 22 histórias, ao todo.
Além das ilustrações de Clarke e do prefácio de Baudelaire, o volume traz ainda rigorosa referência das edições onde os contos foram publicados pelo primeira vez."


Tordesilhas | Skoob
Trecho de degustação:
"Durante todo um dia carregado, silente e soturno no outono daquele ano, quando as nuvens pairavam opressivamente baixas nos céus, eu passava sozinho, a cavalo, por um trato de terra singularmente desalentador; e em pouco tempo me vi, ao cair das sombras do anoitecer, diante da melancólica Casa de Usher. Não sei dizer como foi — mas, ao primeiro relance do edifício, uma sensação de insuportável desespero invadiu meu espírito. Digo insuportável; pois a impressão não era aliviada por nada desse sentimento parcial de prazer, pois que poético, com que a mente normalmente recebe até mesmo as imagens mais austeras de desolação ou dissabor. Contemplei a cena diante de mim — a mera casa, e os simples aspectos panorâmicos da propriedade — as paredes nuas — as janelas vagas semelhantes a olhos — o capim esparso e espesso — uns poucos troncos esbranquiçados de árvores fenecidas — com uma depressão de alma tão absoluta que não a posso comparar mais adequadamente com nenhuma outra sensação terrena senão com o estado pós-onírico daquele que se entregou às dissipações do ópio — a amarga recaída na vida cotidiana — o hediondo cair do véu. Havia uma gelidez, uma prostração, uma repulsa no coração — uma irremediável consternação do pensamento que estímulo algum da imaginação podia instigar ao que quer que fosse de sublime. O que era isso — parei para pensar — o que era isso que me debilitava ao contemplar a Casa de Usher?"
(“A queda da casa de Usher”)

Críticas:
“O homem e sua obra, ambos ocupam um lugar importante na história da fantasia, pois Poe criou um gênero diferente, sem precedentes, e, me parece, levou o segredo consigo. Podemos chamá-lo de ‘chefe da escola da estranheza’.” – Júlio Verne

“Os contos do Poe estão entre os grandes responsáveis pelo despertar do meu interesse pela escrita, por sua capacidade quase inigualável de construir maravilhamentos na imaginação do leitor. É a mesma qualidade que encontramos em obras como Moby Dick ou Grande Sertão: Veredas.” – Daniel Galera

“O crítico de trabalhos de fantasia mais filosófico, exigente e destemido que a América já conheceu.” – James Russel Lowell

“Cada um dos contos policiais de Poe é uma raiz, da qual desabrocha uma literatura inteira... O que eram os contos policiais antes que Poe aparecesse e soprasse vida neles?" – Arthur Conan Doyle

“Uma mente inteligentíssima.” – H. G. Wells

“Ele se aventurava pelos porões e pelas catacumbas, pelas mais terríveis passagem subterrâneas da alma humana. Ele ecoava o horror de sua própria catástrofe.” – D. H. Lawrence

“Poe é uma espécie de Hawthorne em delirium tremens.” – Leslie Stephen

O autor:
Edgar Allan Poe nasceu em Boston, Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809. Filho dos atores de teatro Elisabeth Hopkins e David Poe, foi adotado em 1811, quando sua mãe faleceu, pela família do comerciante John Allan, que lhe proporcionou boa formação: estudou em internatos de Londres – onde Allan abriu filial de seus negócios – e Stoke Newington. Depois de breve passagem pela Universidade de Virginia e pela academia militar de West Point, em 1827 Poe publicou seu primeiro livro: Tamerlane and Other Poems, com versos escritos aos catorze anos. Em 1833, The Saturday Visitor premiou seu conto “Manuscrito encontrado numa garrafa”. Três anos depois casou-se com a prima Virginia, época em que passou a escrever as mais célebres narrativas de terror e suspense do século XIX – são 67, ao todo. Também ensaísta, crítico e jornalista, colaborou em diversas publicações literárias, chegando a fundar, em 1841, uma fracassada revista. Sempre envolvido em dívidas, jogos e alcoolismo, é encontrado inconsciente numa rua de Baltimore, falecendo no dia 7 de outubro de 1849.

O ilustrador:
Henry (Harry) Patrick Clarke nasceu em Dublin, Irlanda, em 17 de março de 1889. Adepto do movimento irlandês Arts and Crafts, estudou na Escola de Artes de Dublin e no Colégio de Artes de South Kensington, onde obteria, a partir de 1911, três medalhas de ouro consecutivas por suas criações em vitrais. Em 1914 sua tela O batismo de são Patrício foi exposto no Louvre. No mesmo ano lhe encomendaram a execução dos vitrais da capela de Honan, em Cork, Irlanda. Um ano depois passou a atuar como ilustrador de livros. De sua produção gráfica destaca-se a série de estampas que criou para a antologia Contos de imaginação e mistério, de Edgar Allan Poe, às quais se seguiram as criações para obras de William Butler Yeats, Alexander Pope, Hans Christian Andersen, Wolfgang Johann von Goethe, Charles Perrault e Algernon Swuinburne. Reconhecido como um dos precursores do Art Nouveau, Clarke morreu em decorrência da tuberculose no dia 6 de janeiro de 1931, em Coire, Suíça.

9 comentários

  1. Essa é daquelas edições que todo fã do autor tem que ter! Poe é sensacional e seus textos são de gelar! O meu conto favorito dele é "A Máscara da Morte Rubra".

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonhosamente repito: nunca li nada do Poe!!! Por isso me interessei logo por este livro. Beijos.

      Excluir
  2. Ta perdendo tempo em não ler. Seus contos são pequenos, em uma sentada você lê inúmeros contos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, você poderia postar o índice indicando quais contos estão contidos na obra?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente não posso, pois não possuo o livro. Você pode entrar em contato com a editora e perguntar a eles: http://www.tordesilhaslivros.com.br/contato/
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, alguém pode me dizer se a edição tem folhas brancas ou amareladas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não sei informar, pois nunca vi o livro ao vivo. Vamos esperar e ver se alguém responde. Beijos.

      Excluir
  5. Folhas amarelas o livro e lindo logo postarei os contos boa tarde obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde as folhas são na cor amarela, logo postarei os contos o livro e lindo...

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias