Pesquise no Leitora Viciada

21 de abril de 2012

Garota Apaixonada em Apuros, Carolina Estrella, Editora Matrix, Book tour

Garota Apaixonada em Apuros
Carolina Estrella - Editora Matrix
131 páginas - Ano de lançamento: 2011

Sinopse:
"Uma história de amor entre Gabi e Nelson que não dão o braço a torcer para ficarem juntos. Gabi tenta conquistar Nelson o tempo todo, mas ele, tímido como uma porta, recusa as investidas da Garota apaixonada.
Entre confusões e apuros esta Gabriela conta a aventura mais emocionante de sua vida: A conquista de seu primeiro amor e os desafios que enfrentou com as amigas para fazer com que Nelson se tornasse seu namorado. "


Links:
Skoob | Garota Apaixonada em Apuros | Romances & Leituras | Twitter | Facebook da autora | Página do livro no Facebook | Selo Brasileiro


Resenha:
Este foi o primeiro livro que recebi numa book tour, por isso ele já entrou para a história do blog.
Além disso, conheci a Carolina na última Bienal do Rio, e foi esse motivo que me levou a ser candidata à book tour: uma autora jovem, extremamente simpática e carinhosa com as leitoras, que a cercavam e formavam fila para ter o livro Garota Apaixonada em Apuros autografado. Eu estava muito curiosa sobre esse sucesso.

Que já começa pela capa, muito bem feita, elegante, despojada e feminina - o que atrai os olhares imediatos das meninas. E a modernidade não para na capa. Toda a diagramação é estimulante, destacando os bilhetes, cartas, e-mails, conversas via SMS ou MSN de forma diferente, além de outros pequenos detalhes graciosos. Cada capítulo possui um título e símbolo de acordo com os fatos ocorridos.

A narrativa é dinâmica, de forma muito natural, em primeira pessoa. Gabi, a protagonista adolescente nos conta como foram as confusões que a fizeram se apaixonar por um rapaz da mesma escola dela. Os encontros e desencontros, os desastres típicos da idade. Tudo a flor da pele, muito intenso e confuso.
Ela parece nos contar a história como um diário, que sofreu posteriormente algumas observações dela, como se ela o tivesse relido um pouco mais velha. Ou talvez ela esteja descontraidamente nos narrando a história e acrescentando notas engraçadas.

Um livro muito divertido e agradável e imagino que é sob medida certa para o público ao qual foi destinado: os adolescentes, principalmente às meninas. Um livro que além de entreter fará com que o leitor perceba que todas as confusões da adolescência acontecem com todos nessa fase.
Me senti retornando a essa época e tendo uma amiga me contando uma história pessoal, com referências pops e confissões íntimas.
O público mais velho certamente sentirá uma nostalgia boa, com lembranças dessa época, amigos, festas, fofocas, namoros, escola... principalmente as coisas mais engraçadas, algumas hilárias.
Antes de ler o livro, lembre para quem ele foi escrito, leitores teens.

E Gabi é o destaque do livro, uma menina extrovertida, animada, enturmada e decidida. As meninas costumam ser mais maduras que os meninos nessa idade, mas a Gabi é especial, pois é muito gente boa. E sinceramente? O Nelson não merecia uma menina tão graciosa apaixonada por ele e ele tão... medroso e inseguro. Mas... ter 15 ou 16 anos é exatamente assim: ficamos cegos de amor, ou com muito medo de assumi-lo.

Minha única crítica é que as amizades masculinas da Gabi até que foram bem personificados, mas as meninas ficaram descaracterizadas, parecidas demais. Me confundia com quem era quem.
Na continuação, espero ver mais personalidade e características marcantes nas personagens secundárias, até mesmo nos pais da Gabi, mesmo eles sendo presentes e compreensivos, faltou um algo a mais neles. Em compensação, Gabi e Nelson estão fortemente delineados.

O final é típico de comédias românticas, mas existe um "porém": alguns textos "pós final feliz" que nos deixa com curiosidade sobre a continuação (ou não) do namoro entre Gabi e Nelson. Acho que terei de aguardar Garota Apaixonada de Férias!

Book tour:

Atenção! A continuação...

*Edição de 09/05/2012: a previsão será em julho.

Skoob

Online

Siga por e-mail