publicidade

Imaginários Volume 4, de vários autores, Editora Draco

Imaginários 4 - Contos de fantasia, ficção científica e terror
Série Imaginários - volume 4

Erick Santos Cardoso, Leonel Caldela, Fábio M. Barreto, Georgette Silen, Luiz Bras, Nazarethe Fonseca, Cris Lasaitis, Antonio Luiz M. C. Costa, Claudio Brites e Renato A. Azevedo
128 páginas - Ano: 2011
Organização: Erick Santos Cardoso
Ilustração da capa: Osnei Roko - R$24,90


Sinopse:
"Grandes e novos autores exploram infinitos imaginários nesta coletânea da Editora Draco. A coleção Imaginários trará, a cada volume, contos inéditos que explorarão o fantástico em todas as suas variantes, contando histórias de ontem, de hoje, de amanhã e – por que não? – de nunca. Neste quarto volume da coleção Imaginários da Editora Draco o organizador Erick Santos Cardoso participa com um conto fantástico ao lado de Leonel Caldela, Fábio M. Barreto, Georgette Silen, Luiz Bras, Nazarethe Fonseca, Cris Lasaitis, Antonio Luiz M. C. Costa, Claudio Brites e Renato A. Azevedo, extrapolando as fronteiras do real e apresentando excelentes histórias de fantasia, ficção-científica e terror. É hora de começar a viagem. Prepare-se para uma aventura inesquecível da primeira à última linha, nessa coleção que já é referência do que há de melhor na literatura fantástica nacional."

Skoob | Editora Draco | hotsite da série


Conto a conto:
  • O cão - Leonel Caldela;
  • Ela - Fábio M. Barreto;
  • O Anel e a Pérola Solitária - Georgette Silen;
  • Primeiro de Abril: Corpus Christi - Luiz Bras;
  • Névoa e Sangue - Nazarethe Fonseca;
  • O Incrível Congresso de Astrobiologia - Cris Lasaitis;
  • Brazil Reloaded - Antonio Luiz M. C. Costa;
  • Bons Inimigos - Claudio Brites
  • A Chave - Renato A. Azevedo;
  • O Turista - Erick Santos Cardoso.


Resenha:
Mais um volume de Imaginários lido, mais uma satisfação e orgulho da Literatura Fantástica nacional. Recomendo o livro, que assim como os anteriores mantém o padrão de qualidade gráfica e excelente conteúdo literário. Cada volume da série é independente, mas aconselho a ler todos, é uma coleção realmente fantástica. Vocês podem também conferir as resenhas que fiz para o volume 1, para o volume 2 e o volume 3.
Como quase sempre acontece com as antologias, alguns contos agradam mais que outros, mas todos de Imaginários valem a pena ser lidos. Este volume está bem variado.
Alguns dos contos estão à venda na Amazon em e-book e cadastrados no Skoob.

O primeiro conto é O Cão, uma história de Fantasia Medieval muitíssimo bem escrita. O autor Leonel Caldela criou uma corte onde o protagonista é o filho do Duque que ama seu cão mais que tudo. Os feéricos são espécies incapazes de criar. Todos se misturam numa narrativa ótima, com um final chocante, surpreendente. Eu amei o conto da primeira até a última linha. Um dos melhores contos que já li. Amazon | Skoob

Em seguida Ela, de Fábio M. Barreto. O autor mostra com boa habilidade dois acontecimentos paralelos, em grande contraste. Possui uma narrativa fluida e naturalmente detalhada, de forma a transportar o leitor para ambos os ambientes. Destaque para as sensações novas e descobertas sofridas pela protagonista.

No conto de Georgette Silen, O Anel e A Pérola Solitária, a magia e o fantástico se mesclam a delicadeza e elegância. Através de uma narrativa ágil e bela, interligando a natureza a seres fantásticos, a autora complementa a trama com elementos juvenis, como as dúvidas da adolescência, o bullying e as descobertas. No caso da protagonista, essas descobertas vão muito além... do comum. Poderia gerar um livro Young Adult sobrenatural muito melhor que vários do mercado.

O quarto conto é Primeiro de Abril: Corpus Christi de Luiz Bras e um dos mais criativos, principalmente nos nomes utilizados. Me senti meio perdida na narrativa um pouco corrida e fui obrigada a imaginar certas coisas, mas o impasse foi resolvido. A história diverte.

Nazarethe Fonseca escreveu um conto vampiresco: Névoa e Sangue. A história vitoriana apresenta um vampiro clássico, sem medo de sugar sangue de suas vítimas. Uma obsessão do patrão pela empregada e um famoso assassino em série fazem parte da narrativa atraente. A ironia da história está nos nomes das personagens principais: Edward, Jacob e Mary Elizabeth - excelente! Amazon | Skoob

O Incrível Congresso de Astrobiologia de Cris Lasaitis vem em seguida e é o mais curto da coletânea, no entanto causa um grande impacto no leitor. Refleti sobre como somos pequenos no Universo. A autora realiza essa proeza num texto criativo e curioso, com bom humor. Ótimo desfecho. Amazon | Skoob

Em Brazil Reloaded de Antonio Luiz M. C. Costa desbravamos um futuro onde a organização política, os blocos socioeconômicos e as potências mundiais são bastante diferentes das condições atuais. O texto é ágil, frenético e instigante. A estrutura e o mundo criado pelo autor são convincentes e realistas. O Capitão Nascimento me pareceu uma referência ao de Tropa de Elite. Amazon | Skoob

Claudio Brites é o próximo autor com seu conto Bons Inimigos. Uma história inteligente e inusitada, com uma narrativa não linear feita através de flashbacks interrompendo o acontecimento central: um grupo de desconhecidos (sendo um cadáver) presos num ambiente fechado. Me lembrei de alguns filmes e apesar da semelhança inicial, o autor provou originalidade com um desenvolvimento e desfecho cheios de ousadia. Amazon | Skoob

Com A Chave de Renato A. Azevedo o leitor mergulha num mundo de Realidade Virtual e o que parecia uma história comum torna-se mais interessante no decorrer dos fatos. Seria um ótimo enredo para um game cheio de ação, porém o final foi muito previsível para mim, mas sem perder a graça, já que o texto é bem escrito.

O último conto é escrito por Erick Santos Cardoso e cortado em fragmentos, dividido em situações, de forma leve e sagaz. O Turista traz um texto simples, que esconde sentimentos, dúvidas e pensamentos complexos. A narrativa franca e direta consegue equilibrar-se com a curiosidade do leitor em relação ao protagonista, seus encontros e desencontros e suas andanças de país em país. Amazon | Skoob

Após ler os quatro volumes da série, posso dizer realmente que a recomendo. Agora aguardo o lançamento de Imaginários 5 e o em Quadrinhos, me tornei fã da série.

Contos que mais gostei: O Cão; O Anel e A Pérola Solitária; Névoa e Sangue; Brazil Reloaded. Foi muito difícil (bastante!) escolher os que mais gostei, minha vontade era de escolher todos!

Trechos:
"E ele nunca ganhou um cão. Sempre tive um pouco de pena. Era uma troca bem evidente, que simbolizava o que sabemos das fadas: era mais forte e mais rápido, e podia ser jovem para sempre, se seu pai permitisse. Mas estava sozinho." O Cão, Leonel Caldela.
"Retraçar a história geológica dos planetas era trabalho das sondas exploratórias, mas Ela tinha a incumbência de aprofundar esse conhecimento e inseri-lo nas equações, além de respeitar as regras locais e alterar apenas o necessário." Ela, Fábio M. Barreto.
"Podia distinguir facilmente cada tipo de folha ou de flor pelo cheiro. Sentia as vibrações dos minúsculos insetos e seres noturnos que vagavam por perto, via os movimentos claramente, mesmo no escuro, e o vento morno era mais intenso na sua pele do que nunca foi." O Anel e a Pérola Solitária, Georgette Silen.
"Conectado, o Chapeleiro agora pode tentar conversar com as vozes sibilantes da cidade. É a primeira vez que um mestiço máquina-homem faz isso. Espontaneamente, eu quero dizer." Primeiro de Abril: Corpus Christi, Luiz Bras. 
"Edward lutava com toda sua força de vampiro, mas dentro do corpo humano de Jacob havia um demônio tão feroz e violento quanto ele." Névoa e Sangue, Nazarethe Fonseca.
"Por todo esse tempo, nunca havíamos tentado contato com os humanos, até porque eles ainda são muito primitivos para compreender o significado da diplomacia, e poderiam entender a nossa intromissão como entendem uns aos outros: como uma ameaça." O Incrível Congresso de Astrobiologia, Cris Lasaitis.
"Já o tal American Way não significava nada para Jamal. Sua mãe não tinha essa nostalgia, nem as amigas delas. E ele, pessoalmente, não tinha más lembranças da ocupação pelas tropas do Pacto de Xangai." Brazil Reloaded, Antonio Luiz M. C. Costa.
"O terceiro homem está à beira do fogão, fritando a carne com capricho cirúrgico, seu olhos arroxeados parecem salivar, ao contrário dos outros, encolhidos como se sofressem de alguma cãibra no estômago." Bons Inimigos, Claudio Brites.
"Dois guardas de terno preto, imensos, bloqueavam o primeiro degrau da escada, e Arisia pensou se valeria a pena apanhar a espada katana dobrável oculta dentro da bota direita." A Chave, Renato A. Azevedo.
"Ele decide ir para o aeroporto de Dubai no dia seguinte e pegar um voo para a Tailândia, tomar sangue de cobra, ver templos e brincar de budista por uns dez dias antes de trocar de terno em Milão." O Turista, Erick  Santos Cardoso.


A série:
Grandes e novos autores exploram infinitos imaginários nesta série de coletâneas da Editora Draco. A coleção Imaginários trará, a cada volume, contos inéditos que explorarão o fantástico em todas as suas variantes, contando histórias de ontem, de hoje, de amanhã e – por que não? – de nunca.
Cada livro é totalmente independente do outro, mantendo o padrão de qualidade e estilo gráficos.
Está aberta a seleção para Imaginários em Quadrinhos!

Os outros livros:
Imaginários 1 - Contos de fantasia, ficção científica e terror
Gerson Lodi-Ribeiro, Giulia Moon, Jorge Luiz Calife, Ana Lúcia Merege, Carlos Orsi, Flávio Medeiros, Roberto de Sousa Causo, Osíris Reis, Martha Argel, Davi M. Gonzales e Richard Diegues
128 páginas - Ano: 2009
Organização: Tibor Moricz, Saint-Clair Stockler e Eric Novello
Ilustração da capa: Osnei Roko - R$22,90
Resenha!

Sinopse:
"Neste primeiro volume da coleção Imaginários da Editora Draco organizado por Tibor Moricz, Saint‑Clair Stockler e Eric Novello, os autores Gerson Lodi-Ribeiro, Giulia Moon, Jorge Luiz Calife, Ana Lúcia Merege, Carlos Orsi, Flávio Medeiros, Roberto de Sousa Causo, Osíris Reis, Martha Argel, Davi M. Gonzales e Richard Diegues desafiam as fronteiras do real e apresentam excelentes histórias de fantasia, ficção-científica e terror."

Imaginários 2 - Contos de fantasia, ficção científica e terror
Tibor Moricz, Saint‑Clair Stockler, Eric Novello, João Barreiros, Jorge Candeias, Alexandre Heredia, Sacha Ramos, Luís Filipe Silva e André Carneiro - Editora Draco
128 páginas - Ano: 2009
Organização: Tibor Moricz, Saint-Clair Stockler e Eric Novello
Ilustração da capa: Osnei Roko - R$22,90
Resenha!

Sinopse:
"Neste volume da coleção Imaginários da Editora Draco, os organizadores Tibor Moricz, Saint‑Clair Stockler e Eric Novello também participam com contos fantásticos ao lado dos autores João Barreiros, Jorge Candeias, Alexandre Heredia, Sacha Ramos, Luís Filipe Silva e André Carneiro, desafiando as fronteiras do real e apresentando excelentes histórias de fantasia, ficção-científica e terror."




Imaginários 3 - Contos de fantasia, ficção científica e terror

Ana Cristina Rodrigues, Cirilo S. Lemos, Douglas MCT, Eduardo Spohr, Fábio Fernandes, Fernando Santos de Oliveira, Lidia Zuin, Marcelo Ferlin Assami, Marcelo Galvão e Rober Pinheiro - Editora Draco
128 páginas - Ano: 2010
Organização: Erick Santos Cardoso
Ilustração da capa: Osnei Roko - R$22,90
Resenha!

Sinopse:
"Neste terceiro volume da coleção Imaginários da Editora Draco organizado por Erick Santos, os autores Eduardo Spohr, Marcelo Ferlin Assami, Rober Pinheiro, Douglas MCT, Lidia Zuin, Marcelo Galvão, Cirilo S. Lemos, Fernando Santos de Oliveira, Ana Cristina Rodrigues e Fábio Fernandes desafiam as fronteiras do real e apresentam excelentes histórias de fantasia, ficção-científica e terror."


Vocês podem adquirir seus exemplares diretamente pelo site da Editora Draco  e podem utilizar Pagseguro como forma de pagamento! Uma coleção que vale muito a pena ter e ler.

4 comentários

  1. O atrativo de "Imaginários" é justamente essa variedade de estilos de contos (temas e maneiras de escrever), o que acaba fazendo com que todos os leitores que lerem saiam com satisfação da última página. Adoro antologias justamente pela variedade de autores. Em breve sai o resultado dos selecionados para "Imaginário vol. V" e espero estar entre os selecionados ^-^

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Imaginários é ótimo, não tem como não gostar da série, se a pessoa curte LitFan.

      Excluir
  2. Obrigado pela análise, Tatiana. "Ela" é muito especial para mim e fico feliz que tenha gostado.

    Vou trabalhar bastante para entrar na sua lista de favoritos na próxima coletânea! :)

    Grande abraço,
    Fábio M. Barreto

    ResponderExcluir
  3. Tati

    Lendo sua resenha me animei a ler Imaginarios. Fiquei receosa quando fui selecionada com o número 1 por não ser muito o meu perfil de leitura, mas vejo que tem contos variados!
    Gostei muito da forma com resenhou fornecendo todos os detalhes da Antologia completa. Deixou a gente na vontade de ler.

    Beijos
    Irene

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias